quarta-feira, 26 de novembro de 2008

LIONS CLUBE RIO DE JANEIRO – SERNAMBETIBA CONVIDA

LIONS CLUBE RIO DE JANEIRO – SERNAMBETIBA
Fundado em 25.06.2001

PROJETO – EQUOTERAPIA – UM CAMINHO A MAIS


CAROS COMPANHEIROS E AMIGOS (AS)


CARTA CONVITE

1. O LIONS CLUBE RIO DE JANEIRO SERNAMBETIBA, UM DOS COLABORADORES DO “ PROJETO – EQUOTERAPIA – UM CAMINHO A MAIS” VEM CONVIDÁ-LOS A PARTICIPAREM DE PALESTRA SOBRE
A EQUOTERAPIA, MÉTODO TERAPÊUTICO E EDUCACIONAL QUE UTILIZA O CAVALO COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO , NAS ÁREAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO, AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

A REALIZAÇÃO SERÁ DIA 01.12.08, NO SALÃO NOBRE DO CLUBE
ALFABARRA, RUA MAESTRO JOSÉ SIQUEIRA,81, BARRA DA TIJUCA,
ÀS 19h 30min. A PALESTRANTE SERÁ A PSICÓLOGA E
COODENADORA DO PROJETO SRA. MARIA CECÍLIA DE FREITAS.

1.2 ESTE EVENTO TEM O APOIO DO GOVERNADOR DO DISTRITO
LC-1, CL GERSON VILLELA SOUTO, SENDO INTEIRAMENTE GRATUÍTO.

1.3 SOLICITAMOS, CONFIRMAR PRESENÇA ATRAVÉS DOS TELEFONES: 2431-4293 OU 9449-6670


CORDIALMENTE,


GUSTAVO VANDERLEY DE CARVALHO BAUER
LIONS CLUBE RIO DE JANEIRO SERNAMBETIBA
PRESIDENTE

terça-feira, 25 de novembro de 2008

II CONSELHO DISTRITAL DO DISTRITO LA-3

II CONSELHO DISTRITAL DO DISTRITO LA-3

Nos dias 21 e 22.11.2008, nos salões de festa do RECIFE PRAIA HOTEL, aconteceu o II CONSELHO DISTRITAL DO DISTRITO LA-3, cuja coordenação geral esteve sob o comando do CL GERALDO MENDES DE SOUZA e contou com grande apoio de um unido grupo de trabalho.Com um público de companheiros, companheiras e amigos estimado em mais de 350 pessoas, o encontro atingiu todos os seus objetivos.

A ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ DOS MENINOS DO COQUE

A noite de abertura foi de grandes emoções. O recital da orquestra que aconteceu antes da abertura dos trabalhos, levou grande parte dos presentes as lágrimas.As crianças deram um verdadeiro espetáculo, surpreendendo as melhores expectativas.A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, nacionalmente conhecida e considerada a orquestra do Presidente LULA, é um importante projeto da ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE CRIANÇA CIDADÃ (ABBCC), organização criada por integrantes do PODER JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO, com destaque para o Juiz de Direito Dr. João José Rocha Targino, Coordenador Geral.







II CONSELHO DISTRITAL DO DISTRITO LA-3 - PARTE 2

II CONSELHO DISTRITAL DO DISTRITO LA-3

CONVIDADOS ESPECIAIS

Além de companheiros do DISTRITO LA-3 procedentes dos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe, contamos com a especial participação do CC CL ANTONIO NOGUEIRA FILHO e sua esposa DM CAL DÉBORA, Presidente do CONSELHO DE GOVERNADORES do DMLA, que deram brilho e prestígio ao II CD, ele como o ORADOR oficial, com magnífica palestra.O II CONSELHO DISTRITAL homenageou o PID CL GILVAN MACHADO GUIMARÃES, do LC Recife-Centro, hoje com 94 anos, um dos pioneiros do LIONS em nossa Região e no Brasil, o qual esteve representado na solenidade de abertura pela sua filha, Sra. Marilena Gouveia Machado Guimarães.

O TEMA DO EVENTO

O tema do encontro foi CRIANÇA - MILAGRES ATRAVÉS DO SERVIÇO, ensejando que as maiores atrações do encontro, tivessem a criança como prioridade.
O SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO LEONÍSTICA
Como conteúdo programático, o Seminário foi o ponto alto do II CD. Coordenado pelo PDG CL EDWARD LAGO MACEDO, tendo como expositores o próprio CL EDWARD e os CCLL VCC PDG MARCELO DANIEL DE BARROS MELO e PDG PEDRO CELSO SOARES TEIXEIRA.
O contéudo foi atual, prático, atualizado e focou temas globais de LIONS sobre renovação de sua marca, VALORES, VISÃO, AÇÃO, ÉTICA da organização moderna, entre elas o LIONS, que já está bem perto do seu centenário e através do novo presidente internacional AL BRANDEL, que resolveu atualizar sua logomarca.
Tratou entre outros temas, da necessidade do empenho na sua extensão, aumento de associados com qualidade, trabalho na manutenção dos quadros sociais, do preparo das nossas lideranças e da fundação de novos clubes.O interesse e participação de cerca de 100 companheiros e companheiras no seminário foi fantástico, especialmente pela qualidade e dedicação dos seus expositores.

PLENÁRIA NO SÁBADO

A Plenária do sábado foi rica em conteúdo doutrinário leonístico, com a participação de integrantes do Gabinete Distrital, além da instigante palestra do Orador Oficial, CC CL Antônio Nogueira, abordando o crucial problema da criança abandonada e faminta no mundo e o Brasil.

A TARDE DE INTEGRAÇÃO

O encontro foi aberto com emoção pela CAL JOSY CRUZ .Um acontecimento especial foi a presença maciça de vários companheiros na tarde do Gabinete de Integração, coordenado pela dinâmica CAL EULÁLIA MARIA e sua maravilhosa equipe, que surpreendeu e encantou a todos pela rica programação.
Todas as atrações da tarde festiva teve com objetivo o tema CRIANÇA-MILAGRES ATRAVÉS DO SERVIÇO. A CAL ANITA já bastante conhecida dos pernambucanos, foi descoberta como uma grande dama e artista pelos demais companheiros do Distrito, comandou as atrações devidamente estilizada de boneca e fez a platéia delirar.
Outras artistas reveladas foram as CCLLL EVANE e IVONE, também caracterizadas e fazendo sucesso.

A CAL IRENE MENDES, diretora social do Gabinete, anunciou o MARACATU NAÇÃO ERÊ, primeiro grupo do gênero infantil no Brasil, congregando crianças do bairro carente BRASÍLIA TEIMOSA. Um projeto do CEPOMA-CENTRO DE EDUCAÇÃO POPULAR criado pela comunidade, que tirando crianças do caminho da deliquência e das drogas, forma artistas e cidadãos para o mundo.

O Grupo de Choro Infantil Juvenil (SESC SANTO AMARO) foi encantador, além de tocar música de PIXINGUINHA, CARTOLA e outros compositores da MPB, terminou envolvendo todos os presentes no clima de natal e por último com o frevo de Madeira que Cupim não Rói, fazendo todos dançar e se confraternizar.
As companheiras do Gabinete editaram um lindo video e mostraram um belo trabalho realizado nas escolas dos clubes de LIONS de Pernambuco, proporcionando mais uma vez grandes emoções.

JANTAR E FESTA DOS ANOS 60

Cerca de 200 companheiros voltaram aos velhos tempos da Jovem Guarda. As companheiras de Pernambuco, tendo a frente CAL EULÁLIA,IRENE, LÚCIA LEAL e toda equipe de coordenação do II CD, criaram um imenso espaço nos salões do Hotel e transformaram em um ambiente cor de rosa e dourado, todas as mesas com bolas multicoloridas, cartazes da JOVEM GUARDA coladas nas paredes, bolas sob os pés dos companheiros e as companheiras desfilando com fantasias da época dourada foi a nota dez.
As grandes responsáveis pela linda decoração, foram ELIANE PIRES E JESONITA ELIHIMAS
A comissão teve o cuidado e com uma grande equipe do hotel teve o planejamento rigorosamente executado e cumprido, não faltando nada, todos usufruiram de comida e bebida (vinhos e Whisky JOHN WALKER RED LABEL a vontade).O conjunto musical do maestro MAGNO BAIANO e seus cantores com repertório do tempo que não volta mais, levou até os tímidos aos salões de dança.

A alegria dos GOVERNADORES JOÃO LOPES e ANTONIO NOGUEIRA e suas domadoras JOSY e DÉBORA foram além dos limites, todos choraram. O GOVERNADOR do Distrito DLA-3, CL JOÃO LOPES, segundo comentários de muitos, conseguiu realizar talvez o melhor e mais alegre e emocionante CD dos últimos tempos e que tem como marca a pontualidade em toda sua programação.

O CL GERALDO MENDES DE SOUZA e sua IRENE, após saida do último companheiro, reuniu sua equipe, CCLL ELTON VASCONCELOS, EULÁLIA VASCONCELOS, MURILO LEAL, LÚCIA LEAL, JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA/JOSETE, JOSÉ ALVES DE ALMEIDA e LEVALDO TEIXEIRA VIEIRA para comemorar o retumbante sucesso.

Leonisticamente,

CL JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
Secretário da Coordenação Geral do II CD.




sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Lions Clube Joinville Norte recebendo a visita oficial da Cal Governadora Cal Éster Girarldi /CL Ireneo.


CONVITE

Lions Clube Joinville Norte recebe a visita oficial da Cal Governadora Cal Éster Girarldi /CL Ireneo.

O Lions Clube Joinville Norte ficará imensamente grato com a presença dos companheiros (as) e domadoras para participar da Assembléia Festiva no dia 27 de Novembro as 20:00 horas na Sociedade Lírica, sito a Rua Max Colin, 1483 quando estaremos recebendo a visita oficial da Cal Governadora Cal Éster Girarldi /CL Ireneo.
Para melhor organização pedimos confirmarem presença ate o dia 26/11 com a Dm Xenia (3422-7218) ou Cal Dolores (3422-4539).

Leonisticamente

Dolores I.S. Heinzelmann
Presidente

Meridalena B. Gonçalves
Secretaria

CONCURSO CARTAZ DA PAZ LD-5

REALIZAÇÃO DE MAIS UMA EDIÇÃO DO CARTAZ DA PAZ

Queridos companheiros do LD-5

É com grande entusiasmo que lhes comunico que a nossa Etapa Distrital do Concurso do Cartaz Sobre a Paz, realizada hoje na cidade de Gaspar,com 56 cartazes recebidos, foi coroada de êxito.
Participaram trabalhos maravilhosos, dignos de grandes vencedores. Mas, como regra do concurso, esta etapa seleciona apenas 3 trabalhos.
Veja nas fotos abaixo os cartazes selecionados, que agora representarão muito bem o nosso Distrito.
A paz não é um conceito abstrato, privilégio apenas de pessoas de espírito elevado. Não se resume a vestir branco e participar de manifestações em seu nome. Paz é acima de tudo, prática.
É o que realizamos com esta maravilhosa campanha.
Que não esqueçamos jamais o lema desta campanha:
"a PAZ começa comigo....a PAZ está em você....".

Obrigada por sua participação e pelo carinho dispensado a esta assessoria.

UM FORTE ABRAÇO

CaL Marlene Luiz Pereira-
Assessora Distrital do Concurso do Cartaz Sobre a Paz- LD-5


1. lugar- Cesar Pereira Viana- 13 anos- Lions Gaspar

LIONS BOA VIAGEM COMEMOROU 49 ANOS EM NOITE MEMORÁVEL‏

LIONS BOA VIAGEM COMEMOROU 49 ANOS EM NOITE MEMORÁVEL‏


NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA, DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2O08, NOS SALÕES DE FESTA DO RECIFE PRAIA HOTEL E SOB A LIDERANÇA DO CL SEVERINO DESSOLES MONTEIRO, ACONTECEU UMA MEMORÁVEL ASSEMBLÉIA FESTIVA ONDE OS ASSOCIADOS E AMIGOS DO LIONS BOA VIAGEM SE REUNIRAM PARA FESTEJAR OS 49 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO.
O CATEGORIZADO ENCONTRO, CONTOU COM A PRESENÇA DO GOVERNADOR JOÃO LOPES DA CRUZ NETO E SUA DM CAL JOSY CRUZ, QUE FAZIA TAMBÉM SUA VISITA OFICIAL AO CLUBE.
O DIRETOR SOCIAL CL JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA, FORMOU A MESA DOS TRABALHOS, QUE CONTOU COM OS CCLL SEVERINO DESSOLES MONTEIRO, YARA MONTEIRO, EULÁLIA VASCONCELOS,GERALDO MENDES DE SOUZA, PDG EDWARD LAGO DE MACEDO, PCC LUIZ CARLOS FEITOSA, PDG JOSÉ ALBERTO LINO DE CARVALHO, PDG JOSÉ ARISTÓTELES FALCÃO DE ARAÚJO, IRAEL PAIVA, JOSÉ SEVERINO DO CARMO, GOVERNADOR JOÃO LOPES E SUA DM CAL JOSY CRUZ.
A SOLENIDADE TEVE A INVOCAÇÃO A DEUS PROFERIDA PELA CAL APURINAN FIGUEIREDO, MESTRE DE CERIMÕNIA CL LUIZ FRANCISCO DE FIGUEIREDO, GUARNIÇÃO DO PAVILHÃO NACIONAL PELA CAL VERALUCE FACUNDO E SEU ESPOSO CORONEL EDUARDO FACUNDO DE ALMEIDA, E, HOMENAGEM À BANDEIRA PELO CL ROBERTO ALEXANDRE BARCONE.
O COMPANHEIRO AMIR PAULO DE ALBUQUERQUE, FOI CONVIDADO E FEZ MARCANTE RETROSPECTO HISTÓRICO DO CLUBE, FALANDO DOS SEUS PIONEIROS FUNDADORES, DOS SEUS DOIS GOVERNADORES LEITE MAIA E RAMIRO DE HOLANDA MACHADO, DE SUAS JORNADAS E INESQUECÍVEIS CAMPANHAS E SERVIÇOS À COMUNIDADE, LEMBROU SER O CLUBE O SEGUNDO FUNDADO NO RECIFE E TERCEIRO NO ESTADO DE PERNAMBUCO, FALOU DE SUA OBRA DE PEDRA E CAL QUE É SUA SÉDE, CONSTRUIDA NA GESTÃO DE LEITE MAIA, ONDE ATUALMENTE TEMOS FUNCIONANDO A ESCOLA LEÃO, COM CERCA DE 350 ALUNOS, SUA PRINCIPAL ATIVIDADE PERMANENTE,DISSE DO APOIO QUE O CLUBE PRESTA AO PEQUENO NAZARENO, AO HOSPITAL DA CLÍNICAS COM SUAS VOLUNTÁRIAS, A CRECHE PEQUENINOS DE JESUS, SUA ESCOLA DE INFORMÁTICA QUE RECEBEU RECENTEMENTE 10 COMPUTAORES DE ÚLTIMA GERAÇÃO, SUA PERMANENTE CAMPANHA DA BOA VISÃO COM OS ALUNOS DE SUA ESCOLA, A SUA MEMORÁVEL E HISTÓRICA CAMPANHA DE TRÂNSITO REALIZADA NO RECIFE, OS CLUBES FUNDADOS E AJUDADOS A FUNDAR PELO LIONS BOA VIAGEM, A CONSTRUÇÃO DE UM LINDO OBELISCO EM IMPORTANTE ARTÉRIA DE BOA VIAGEM, PARA DIVULGAÇÃO PERMANENTE DA MARCA LIONS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES.
O DIRETOR SOCIAL JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA, FEZ ESPECIAL SAUDAÇÃO AOS COMPANHEIROS E CONVIDADOS DE CLUBES CO-IRMÃOS PRESENTES, AS AUTORIDADES CONSTITUIDAS, LIDERANÇAS LEONÍSTICAS, AOS FAMILIARES E COMPANHEIROS DO CLUBE QUE COM GRANDE ALEGRIA E ENTUSIASMO SE ACHAVAM PRESENTES.
EM SUA ALOCUÇÃO O CL JOSÉ CARLOS SE DIRIGIU AO GOVERNADOR JOÃO LOPES E SUA DM JOSY CRUZ E, DISSE DA ALEGRIA DO CLUBE COM A SUA VISITA OFICIAL, FALOU DA TRAGETÓRIA DA GOVERNADORIA NOS ÚLTIMOS 4 MESES,ONDE O CL GOVERNADOR VEM MARCANDO UM NOVO TEMPO, MUDANDO PARADIGMAS, CRIANDO UM NOVO ÂNIMO E INSPIRANDO COM O SEU ADMIRÁVEL TRABALHO, CUJO LEMA “IDÉIAS PARA CRESCER” CONDUZ A CONSOLIDAÇÃO DA POSIÇÃO DO DLA-3 NO CONTEXO DO LEONISMO BRASILEIRO, TRAZENDO UM TEMPO DE ESPERANÇA, TRABALHO, CONCILIAÇÃO, E DISSE DA FÉ DOS COMPANHEIROS E AMIGOS DO LIONS BOA VIAGEM NO SEU GOVERNO.
O CL SEVERINO DESSOLES MONTEIRO RETOMANDO A PALAVRA E APÓS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES, DECLAROU JAULA ABERTA AOS ASSOCIADOS DO CLUBE, OCASIÃO EM QUE O CL JOSÉ CARLOS INFORMOU SOBRE MENSAGENS DE PARABENS RECEBIDAS DOS CCLL CARLOS MAURÍCIO E DM CECÍLIA, EX-PRESIDENTE DO CLUBE, MARCELO DANIEL E CRISTINA MELO VICE-PRESIDENTE DO DMLA, TALVANES E SILVIA EX-TESOUREIRO DO DLA-3, DE CLÉVER MACHADO DIRETOR SOCIAL DO LIONS CLUBE JOÃO MONLEVADE SOBRAL E ASSESSOR DE DIVULGAÇÃO DO BLOGGER APLIONS E DO PDG GIVALDO CALADO DE FREITAS, EX-GOVERNADOR DO DLA-3 AL 2006/2007.
EM SEGUIDA, O PRESIDENTE DESSOLES DECLAROU JAULA ABERTA AOS MEMBROS DA MESA, TENDO SIDO OUVIDO COMOVIDOS E EMOCIONANTES DEPOIMENTOS DOS CCLL PLÍNIO RIBEIRO DO LIONS CASA AMARELA, DO PCC LUIZ CARLOS FEITOSA DO LIONS PARNAMIRIM, DA CAL EULÁLIA VASCONCELOS, COORDENADORA DO GABINETE FEMININO DE INTEGRAÇÃO E DO LIONS SETÚBAL, JOSÉ SEVERINO DO CARMO, DO LIONS CARUARÚ E DE GERALDO MENDES DE SOUZA - PRESIDENTE DE REGIÃO “A”, DO CLUBE PADRINHO LIONS RECIFE CENTRO,AO ENCERRAR SUA SAUDAÇÃO, O CL GERALDO PEDIU PERMISSÃO AO CL DESSOLES PARA DIVULGAR O II CONSELHO DISTRITAL A REALIZAR-SE NESTE MESMO LOCAL, DIAS 21 E 22.11.2008, CONVIDANDO E CONCLAMANDO TODOS A PARTICIPAREM DO EVENTO OUE ESTÁ SENDO TRABALHADO COM MUITO CARINHO.
ENCERRANDO OS DEPOIMENTOS, TIVEMOS A PALAVRA DA CAL JOSY CRUZ QUE FEZ ENTREGA DE UMA LEMBRANÇA AO CASAL PRESIDENTE DESSOLES E YARA MONTEIRO E, FEZ BONITA ALOCUÇÃO SOBRE O LIONS BOA VIAGEM.
O GOVERNADOR JOÃO LOPES, O ÚLTIMO A FALAR SE REFERIU AS PARTICIPAÇÕES DOS CCLL JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA QUE LHE DIRIGIU ESPECIAL MENSAGEM, AO CL PLÍNIO RIBEIRO QUE FEZ UMA MENSAGEM POÉTICA AO LIONS BOA VIAGEM E AO CL AMIR PAULO DE ALBUQUERQUE,PELO FELIZ RETROSPECTO HISTÓRICO DO CLUBE. O CL JOÃO LOPES AINDA COM A PALAVRA SE DISSE EMOCIONADO EM PARTICIPAR DA BONITA FESTA E DISSE DO SEU ENTUSIASMO PELA PERFORMANCE DO CLUBE, CUJA VISITA ACONTECEU DESDE A PARTE DA MANHÃ, NA SÉDE DO CLUBE, E, ERA COROADA SUA VISITA COM A PARTICIPAÇÃO NA FESTIVA COMEMORATIVA DO SEU ANIVERSÁRIO, LEMBROU SER O LIONS BOA VIAGEM, CLUBE PADRINHO DO SEU CLUBE DE ORIGEM, O LIONS GUARARAPES, E, EM SEGUIDA RENOVANDO SUA FÉ, SE REPORTOU AOS SEUS PLANOS DE GOVERNADOR, FALANDO DE SUAS METAS E PROJETOS EM SINTONIA COM A FILOSOFIA ADOTADA POR LIONS INTERNACIONAL, RESSALTANDO OS SEUS PROPÓSITOS DE MODERNIDADE E VANGUARDA, DENTRO DO ESPÍRITO QUE DEVE PREVALECER NA VIDA MODERNA DE HOJE, A ERA DO CONHECIMENTO E DA COMUNICAÇÃO NA VELOCIDADE DA LUZ, CITANDO INSPIRAÇÃO QUE TEVE DOS ÚLTIMOS PRESIDENTES AL BRANDEL, JIMMY ROSS E MAHENDRA AMARASUSIYA.
FALOU DE SUA INTENÇAO DE EXECUTAR O SEU PLANEJAMENTO BASEADO EM CONTECIMENTOS RECENTES VIVIDOS POR LIONS INTERNACIONAL E NOS ÚLTIMOS 10 ANOS, ONDE TEMOS ASSISTIDO UM GRANDE DECRÉSCIMO NA MANUTENÇAO DOS ASSOCIADOS E O SEU PRINCIPAL OBJETIVO DE FOCAR NOS PRÓXIMOS 3 ANOS, QUANDO ESPERA DEIXAR PLANTADO UM TRABALHO QUE POSSAMOS SUPERAR SÉRIAS DIFICULDADES VIVIDAS ATÉ AGORA, FALOU QUE NOS ÚLTIMOS 4 MESES OS COMPANHEIROS DO DISTRITO JÁ CONSEGUIRAM 72 NOVOS ASSOCIADOS, DISSE DE SUA ALEGRIA EM ASSISTIR A POSSE DE UM NOVO ASSOCIADO NO LIONS PARNAMIRIM, DIA 18 DE NOVEMBRO ÚLTIMO, E RESSALTOU ESTAR BASTANTE MOTIVADO A CONTINUAR COM SUA CAMINHADA NOS ÚLTIMOS 8 MESES QUE RESTAM DE SUA GESTÃO, ESTIMULANDO OS COMPANHEIROS PARA NOVAS VITÓRIA DO DLA-3. CONCLUINDO SEU DISCURSO CITOU UM PENSAMENTO: “ FAZER O FÁCIL, NÃO TEM MÉRITOS, REALIZAR O DIFÍCIL É GLORIOSO, EXECUTAR O IMPOSSÍVEL É EXPLENDOROSO”.
O PRESIDENTE SEVERINO DESSOLES RETOMANDO A DIREÇÃO DOS TRABALHOS,FEZ SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS, INCLUSIVE FEZ UM SUCINTO RELATO DOS SEUS PLANOS PERANTE O CLUBE, LEMBRANDO E SOLICITANDO AOS COMPANHEIROS DO CLUBE, QUE JUNTOS CONTINUÁSSEMOS A TRAGETÓRIA DE VITÓRIAS DO LIONS BOA VIAGEM E, APROVEITANDO O ENSEJO PEDIU QUE TODOS CONTRIBUISSEM COM O CRESCIMENTO QUALIFICADO DO QUADRO SOCIAL, FEZ EMOCIONADO AGRADECIMENTO PELO APOIO QUE TEM RECEBIDO DO GOVERNADOR JOÃO LOPES E DA PRESENÇA DE TANTOS AMIGOS AOS FESTEJOS DOS 49 ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO CLUBE E SOLICITOU A SUA DM CAL YARA FAZER ENTREGA DE UMA LEMBRANÇA A CAL JOSY CRUZ.
FINALIZANDO OS TRABALHOS FEZ OS AGRADECIMENTOS FINAIS DE PRAXE, CONVIDOU TODOS OS PRESENTES PARA PARTICIPAR DE ESPECIAL JANTAR, ACOMPANHADO DE EXCELENTE MÚSICA DO MAESTRO MAGNO BAIANO.

Leonisticamente,

CL JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
DIRETOR SOCIAL DO LIONS BOA VIAGEM

terça-feira, 18 de novembro de 2008

LIONS CLUBE RECIFE SETÚBAL FAZ FESTIVA COM SUCESSO‏

LIONS CLUBE RECIFE SETÚBAL FAZ FESTIVA COM SUCESSO‏


Na noite desta terça-feira, dia 11 de Novembro de 2008, o LIONS CLUBE RECIFE SETÚBAL sob a liderança da Presidente Cal IVOVE TELES DE SOUZA realizou mais um bem organizado encontro do seu clube na sede do CÍRCULO MILITAR DO RECIFE.

Na agradável festiva que reuniu cerca de 40 companheiras e companheiros leões, contou com o prestígio de convidados de diversos clubes do Recife, entre eles o LIONS VENEZA BRASILEIRA, representado por sua Presidente Cal Walmira de Carvalho e Cal Maria Márcia Barreto Carvalho, LIONS PARNAMIRIM por sua Presidente MARLY MENDONÇA MILHOMENS, IRAEL REGO PAIVA e sua HELENITA, CL EDILSON e Cal LEOPOLDINA, LIONS AFOGADOS representado pelo CL FREDE e ELIANE, LIONS RECIFE CENTRO, representado pelo CL GERALDO MENDES DE SOUZA - Presidente da Região ”A” e sua IRENE e do CL MURILO GOMES LEAL e sua LÚCIA, do LIONS RECIFE GRAÇAS, representado pelo PDG CL JOSÉ ALBERTO LINO DE CARVALHO e sua MARIA JOSÉ, do LIONS BOA VISTA, representado pela Cal ELISABETE CRISTINA DE M.CAMELLO - Secretária Adjunta do DLA-3 e do LIONS CAXANGÁ, representado pelo CL SILVA e sua LENE.

Na mesa dos trabalhos, a Cal IVONE TELES teve a companhia do PDG JOSÉ ALBERTO LINO DE CARVALHO, Cal ELISABETE CRISTINA DE M.CAMELLO - Secretária Adjunta DO DLA3, CL IRAEL REGO PAIVA - Presidente de Divisão “A-2”, CL GERALDO MENDES DE SOUZA - Presidente da Região "A" e da Dra.ANA PAULA BORGES.

Na bela organização do evento, a Cal IVONE TELES contou com grande apoio dos companheiros CLINGER MARTINS saudando os convidados, MARIA DOS ANJOS PEREIRA BORGES proferindo Invocação a DEUS, EULÁLIA MARIA VASCONCELOS apresentando a palestrante, LENIR FIGUEIREDO como Diretora Social, CL PAULO FERNANDO FIGUEIREDO formando a mesa dos trabalhos e ISABEL GALINDO como Mestre de Cerimônia.

Mais uma vez a Dra.ANA PAULA BORGES, que tem se revelado junto a vários clubes de LIONS RECIFE como excelente palestrante, discorreu sobre o Tema CONSCIÊNCIA NEGRA e a ELEIÇÃO de BARAK OBAMA como Presidente dos Estados Unidos. falando da revolução que assistimos no mundo inteiro sobre igualdade racial e a importância do negro na cultura contemporânea,inclusive, abordando a luta de grandes líderes mundiais como MARTIN LUTHER KING.

Facultada à palavra, ouvimos belas mensagens do PDG JOSÉ ALBERTO, do CL IRAEL PAIVA e do CL GERALDO MENDES, este último também falando sobre a realização do próximo II CONSELHO DISTRITAL a realizar-se em Recife, nos dias 21 e 22 de Novembro de 2008, em cuja ocasião, além de importantes trabalhos Leonísticos que serão tratados, acontecerão momentos de muito deleite para todos àqueles que comparecerem.

A Cal IVONE TELES por fim fez homenagens aos aniversariantes do mês, agradeceu o prestígio do comparecimento dos seus convidados, homenageou e agradeceu a participação da palestrante, solicitou para que fosse distribuídas lembranças com as companheiras presentes e convidou todos para participar do jantar preparado para ocasião.

José Carlos de Oliveira
Assessor Regional de Informática do
DLA-3

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

CASAL MAIS APAIXONADO DO LIONS: CªL Ester Giraldi e CL Ireneo Valdir

CASAL MAIS APAIXONADO DO LIONS: CªL Ester Giraldi e CL Ireneo Valdir

Caros confrades, Confreiras, Domadoras e LEOs

Recebemos do CL José Zagonel, Governador do Distrito LD-2, com sede em Lajeado-RS, a excelente notícia que repassamos aos associados da aplions para conhecimento.
Notícia BOMBÁSTICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

“Circula nos principais Jornais e Revistas do mundo que o casal da foto foi escolhido por maioria absoluta, como o casal mais apaixonado e romântico presente na 91ª LIONS CLUBS INTERNATIONAL CONVENTION BANGKOK 2008.
Parabéns a todos os CCLL,CasL e DDMM do Distrito LD-5 por mais esta conquista.
Um forte abraço dos amigos CªL Taty e CL Zagonel (GOVERNADOR DISTRITO LD-2)”.

Parabéns à CªL Ester Giraldi e CL Ireneo Valdir por importante conquista.

CL Luiz Mar Sória/CaL Jacira







CªL Ester Giraldi e CL Ireneo Valdir





20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual

20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual


As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual

1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4- mastigar os vegetais por mais tempo.Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina.E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes.Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- rir.Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.

14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15- desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18- reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.

19- comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
-comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- pensar positivamente.Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.

- ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos... É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:'

'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!

Essas dicas foram enviadas pela nossa CaL Maria Socorro

VISITAS DA DIRETORA INTERNACIONAL CaL ROSANE AO DISTRITO LC-11, e do GOVERNADOR CL FORTUNATO AO LC GUARAPARI.

VISITAS DA DIRETORA INTERNACIONAL CaL ROSANE AO DISTRITO LC-11, e do GOVERNADOR CL FORTUNATO AO LC GUARAPARI.

ESTIMADOS COMPANHEIROS:

FESTIVA DE VISITAS DA DIRETORA INTERNACIONAL CaL ROSANE AO DISTRITO LC-11, e do GOVERNADOR CL FORTUNATO AO LC GUARAPARI.

Para aqueles que vieram e aos que não puderam vir e perderam:

Foi algo de espetacular a passagem da DI Rosane Vailatti pelo Distrito LC-11 no dia 07 p.p. quando foi recebida pelo Comitê de Honra, pelo Governador do Distrito CL Fortunato/Dm Alinéa, pelo LC Guaraparí, nas pessoas dos Presidentes Egd CL Darly/Cal Odalva e pelos demais Companheiros dos Clubes componentes do Distrito, presentes em grande número.

Houve também posse de sete Novos Companheiros que foi investida pelo CL Fortunato, com uma apresentação emocionante, vibrante e eloqüente, cheia de entusiasmo, que podemos garantir deve ter causado um efeito animador nos novos Companheiros.

A DI Rosane estava acompanhada de seu fiel escudeiro Egd CL Osmar Vailatti, sempre presente e transmitindo uma simpatia marcante, e a participação da Diretora Internacional foi única, brilhante, entusiástica e inesquecível, e conseguiu se apresentar com uma extraordinária, comovente e marcante presença, irradiante de humildade, de carinho, de simpatia, de amor, de entusiasmo, de comprometimento com Lions, transmitindo alegria e nos brindando a todos com um eloqüente discurso que deixou maravilhada e encantada a platéia que a ouviu atentamente culminando por aplaudi-la calorosamente e de pé.

Dedicou atenção especial indistintamente á todos os presentes que a cercavam, retribuindo com muito carinho e simpatia as honrarias que recebia. Sempre com um largo e contagiante sorriso nos lábios.

Fez parte das solenidades a comemoração dos 44 anos de fundação do LC Guaraparí, um dos mais atuantes Clubes do DLC-11 e que estava presente com quase a totalidade de seus Associados.

Ao final a DI Rosane, realizou uma farta distribuição de brindes, presentes, pins e comendas, trazidos por ela, previamente destinados a Dirigentes Leonísticos do DLC-11 que marcavam com suas presenças a magnífica solenidade, tão bem elaborada pela equipe do LC Guaraparí, que sempre e tradicionalmente se constitui em excelente anfitrião.

Foi uma Festiva repleta de momentos que deverão se tornar inesquecíveis na mente e nos corações de todos os que lá compareceram.

E para completar: - Como ao final das festividades, tomamos a liberdade de inadvertidamente aventar a possibilidade de a DI Rosane um dia ser convidada a se candidatar ao Cargo Máximo da PRESIDÊNCIA INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES, ela se sentiu enrubescida, mas a platéia aprovou unanimemente.
Quem viver, verá !!!

Um Grande e Fraternal Abraço á todos,

CL Laudir Poltronieri Rosa
LC São Mateus Cricaré=DLC-11
Presidente Interino APLIONS
Hospital de olhos garante repasse de verba com a 1ª Feijoada do Leão


No último sábado, dia 25 de outubro, o Lions Clube de São José realizou a 1° Feijoada do Leão.
A arrecadação foi em prol a construção do Hospital de Olhos de Santa Catarina.
O evento que começou às 11 horas da manhã e terminou às 18 horas, contou com a presença de aproximadamente 500 participantes.
A festividade foi embalada por três bandas diferentes de pagode, MPB e sertanejo.
“Foi espetacular, tanto no cardápio quanto nas atrações. Quem foi nesta edição se encantou e já está pedindo a próxima”, lembra Eduardo Marcellos - membro da comissão organizadora. Para Vilmera do Nascimento que é presidenta do clube josefense a sociedade atendeu prontamente o chamado e compareceu dando a resposta.
Além de arrecadar fundos para a construção do primeiro Hospital de Olhos, que terá como sede o município de Palhoça, o objetivo também foi promover integração da sociedade com os vários clubes de Lions da grande Florianópolis.








PROJETOS SEM IDENTIFICAÇÃO NÃO ESTÃO COMPLETOS

Al Brandel
Presidente
Associação Internacional de Lions Clubes


Durante minhas viagens como presidente internacional tenho visto diversos projetos maravilhosos dos Leões.
Mas, em muitos desses projetos notei a falta de algo muito importante - muitas vezes os Leões deixam de identificar seus projetos com o logotipo ou sinais do Lions.
Outras vezes eles não usam seus coletes, que é outra maneira de transmitir ao público quem é o responsável pelo evento presenciado.
A modéstia é uma virtude admirável.
Mas, a promoção não tem nada a ver com modéstia.
Esta é uma maneira de fazer o público saber da importância do Lions para as comunidades. Conseguir maior visibilidade facilita recrutar mais sócios e estabelecer contatos com pessoas e grupos em nossas comunidades.
Prestamos nossos serviços porque acreditamos no valor de contribuir para o bem comum.
Mas a visibilidade é apenas um dos benefícios do serviço comunitário.
Devemos nos beneficiar disso e aproveitar as oportunidades de promover o Lions e o que fazemos.
Sinceramente, às vezes acho que não demonstramos suficientemente o orgulho de quem somos e o que fazemos.
Nós não somos "apenas mais um grupo comunitário."
Nós somos a maior organização de clubes de serviço do mundo. Nós somos os Paladinos dos Cegos. Além disso, somos importantes para os jovens, deficientes e às vítimas de catástrofes. Pode você imaginar o mundo sem os Leões? Ou mesmo a sua própria comunidade? Os nossos milagres de serviço possibilitam que inúmeras pessoas possam ter vidas mais produtivas e felizes. Os Leões são os heróis de todos os dias em nossas comunidades que abnegadamente preenchem as lacunas não preenchidas pelos órgãos governamentais ou caridades.
Nos dias de hoje, repletos de informações e propagandas, é mais importante que nunca para os Leões tomarem iniciativas para promover nossos esforços.
Muitos outros grupos estão competindo por atenção. Entretanto, os nossos projetos nos destacam. Eles tocam as vidas das pessoas de uma maneira mais profunda e duradoura. Devemos aproveitar os nossos laços com a comunidade e sutilmente lembrar as pessoas que os Leões são um dos melhores recursos com quem podem contar.
Colocar um letreiro ou um cartaz com o logotipo do Lions não leva muito tempo.
Mas o letreiro ou cartaz poderá causar um efeito a longo prazo nas pessoas que se interessarem pelo Lions e decidirem se afiliar.
Por sua vez, essas pessoas poderão influenciar muitas outras pessoas a ingressarem como Leões. Assim peço, como um sinal de sua dedicação ao Lions, que promovam todas as atividades dos Leões.
  

LIONS CLUBE SÃO MATEUS CRICARÉ

LIONS CLUBE SÃO MATEUS CRICARÉ SE PREPARA PARA VISITA DO GOVERNADOR

LIONS CLUBE SÃO MATEUS CRICARÉ
AL-2008/2009

CONVITE

O Lions Clube São Mateus Cricaré tem a honra, a satisfação e o grande prazer de convidá–lo(s) para participar(em) conosco da Visita Oficial do Governador do Distrito LC-11 AL 2008/2009 CL Jorge Fortunato e Dm Alinéa, a ser realizada no dia 24 de novembro (segunda-feira), às 19h30m em nossa Sede, cito, CRON-Centro Recreativo Ouro Negro, Av. Jones dos Santos Neves, 686 - Sernamby, nesta cidade de São Mateus.

Será uma grande honra e satisfação imensa recebê-lo(s) em nosso clube.


Leonísticamente

Marcio Domingos Palombo Lyrio
Presidente AL – 2008/2009

o Lions-Quest

o Lions-Quest, o que você precisa saber.

Os jovens tornam-se cidadãos íntegros quando aprendem a tomar decisões responsáveis, comunicar-se efetivamente e evitar drogas. É onde entra o Lions-Quest.
O Lions-Quest é um programa de habilidades para a vida aplicado em escolas para crianças do jardim da infância ao final do ensino médio.
Mais de 11 milhões de crianças já participaram de uma sala de aula do Lions-Quest, e mais de 350 mil educadores e outros adultos já foram treinados para aplicar os programas em ambientes escolares e comunitários.
O programa tem recebido elogios dos educadores e altos níveis de classificação das agências governamentais. Os programas Lions-Quest satisfazem as 10 diretrizes de programas de prevenção eficientes elaboradas pelo Departamento de Educação dos EUA.
O programa tem sido avaliado nos últimos 20 anos pelo desenvolvedor do programa, por distritos escolares, universidades e centros de pesquisa independentes.
Entre os resultados dos estudos, destacam-se: melhores notas, mudança no conhecimento, nas atitudes e nos conceitos relacionados ao abuso de drogas e à violência, menores índices de problemas disciplinares, menos risco de expulsão da escola e diminuição do uso de álcool, cigarro e outras drogas.
Em 2007, o Lions-Quest fez uma parceria com o Character Education Partnership para organizar workshops com a estrutura do CEP e as lições do Lions-Quest nas escolas e se associou à Coalizão Comunitária Antidrogas da América. O Lions-Quest foi adicionado à lista de programas baseados em ciência aprovados do site do Departamento de Educação da Califórnia, EUA, e à lista dos programas de pesquisa aprovados do site do Centro de Pesquisas de Saúde Infantil da Califórnia.
Originalmente, o Lions formou uma parceria em 1984 com a Quest International.
A LCIF adquiriu os direitos do Lions-Quest em 2002 para aumentar o alcance do programa e oferecer maior suporte e visibilidade aos Leões que trabalham nele com escolas e comunidades locais.
No momento, o Lions-Quest está ativo em 46 países e os materiais do programa já foram traduzidos para 24 idiomas.

SUBSÍDIOS‏

SUBSÍDIOS‏: O QUE VOCÊ PRECISA SABER


Os subsídios padrão fornecem fundos de equivalência de até US$ 75 mil para expansão ou início de projetos humanitários do Lions, como escolas, acampamentos e lares para deficientes ou jovens carentes. O Lions já construiu inúmeras escolas e playgrounds, criou acampamentos e abrigos para jovens e comprou unidades móveis para exames.
Os subsídios do SightFirst destinam-se à prevenção e reversão da cegueira no mundo, sobretudo em países em desenvolvimento. O Lions construiu ou modernizou centenas de hospitais de olhos dos Lions Clubes, treinou funcionários de atendimento oftalmológico e proporcionou cirurgias de restituição da visão. Todos os fundos arrecadados na Campanha SightFirst II serão destinados aos futuros subsídios do programa SightFirst.

Os subsídios do programa Quatro Pontos Básicos fornecem até US$ 200 mil para projetos de grande porte que preservam a visão, combatem a deficiência e promovem a saúde e oferecem assistência aos jovens. Além dos subsídios para diabetes, visão subnormal e outras iniciativas relacionadas à visão, os subsídios do programa Quatro Pontos Básicos incluem financiamentos para ajudar os distritos na expansão ou implementação do Lions-Quest, um programa de habilidades para a vida aplicado em escolas. Por meio de uma parceria com a organização Habitat for Humanity, o Lions construiu inúmeras residências para populações carentes.

Os Subsídios de assistência internacional fornecem entre US$ 5 e US$ 30 mil para projetos entre Lions Clubes de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os fundos ajudam o Lions a cruzar fronteiras em prol do serviço humanitário. O Lions do Japão mantém uma clínica médica anual nas Filipinas; o Lions da Califórnia realizou missões de óculos na América Latina e o Lions da França construiu vários sanitários e poços artesianos em Mali.

Os Subsídios de emergência fornecem até US$ 10 mil para os distritos assolados por um desastre natural que tenha afetado pelo menos 100 pessoas, incluindo tornados, furacões, inundações e tufões. A LCIF normalmente concede mais de US$ 2 milhões no financiamento de subsídios de emergência a cada ano para o socorro imediato em casos de desastres.

Os subsídios designados representam fundos restritos que a LCIF controla para doadores que apóiam uma causa específica. O dinheiro é gasto unicamente com a finalidade específica a que se destina o subsídio; os fundos não são aplicados ao fundo geral de subsídios humanitários. Dentre os fundos designados recentemente estão o do tsunami, do furacão Katrina e da Campanha SightFirst II.

A HISTÓRIA DE UM CLUBE DE LIONS - LD-2‏

A HISTÓRIA DE UM CLUBE DE LIONS - LD-2‏

Foi nos primeiros meses de 1957 que, um pequeno grupo de pessoas atuantes da comunidade, foi privilegiado com a idéia de fundar em Montenegro um CLUBE DE LIONS.
Diversas reuniões houveram no transcorrer dos meses que se seguiram, com a presença de companheiros mais experientes, atuantes em clubes da região do Vale dos Sinos, até que se concretizou em 30 de Julho, presidida pelo Cl Roberto Doernt do LC São Leopoldo, a primeira reunião, a Assembléia Geral de fundação do Lions Clube de Montenegro, tendo assinado a solene ata de posse 17 companheiros leões, conforme nominados na Ata da Assembléia Geral.
Primeiros obstáculos superados houve o crescimento natural do conceito do clube no distrito, sendo que nestes anos, diversos companheiros da jaula, foram convidados para colaborar em cargos da governadoria no distrito.
Na região é reconhecido o culto as tradições e ao protocolo leonístico praticado pelo Lions Clube Montenegro, sendo ainda para nós, motivo de orgulho, o fato do clube por três vezes ter elegido o governador do distrito:
Cl José Flores Cruz em 1965/66, Cl Olavo Steffen em 1982/83 e, Jorge Tadeu Carvalho Martins em 2005/06.
Todo enfoque leonístico, vem dos preceitos enunciados por Melvin Jones quando fundou o movimento leonístico, que diz que o bom leão deve ser em sua comunidade, aquele que conduz a ação social e, mobiliza esta para que frutifique, em operosidade e generosidade, no auxilio aos necessitados. Por esta razão, sempre em nossas campanhas procuramos não fazer simplesmente caridade ou filantropia, mas sim, prover nesta mesma comunidade meios de desenvolver uma contínua ação de serviço.
Seria aqui extenso enumerar todas as atividades realizadas pelo Lions na Comunidade nestes 50 anos, mas revendo a lista podemos ver com orgulho que em nossa cidade talvez não exista uma entidade sequer, que nestes anos não tenha sido auxiliada pelo LIONS; Escolas municipais e estaduais, creches, abrigos, asilos, igrejas, lares de acolhimento para crianças e idosos, entidades de finalidade social como Apae, Lar do Menor, Hospital Montenegro, todas contaram e contam com o apoio do Lions Clube Montenegro.
Não podemos deixar de destacar entre tantas a colaboração prestada na construção e desenvolvimento da Creche do Lar do Menor, do Aeroclube, do bairro Cinco de Maio, Menino Jesus de Praga, da UTI do Hospital Montenegro esta ultima construída com recursos da Fundação Lions Internacional, estas entre tantas mais.
Muitas diretorias e efemérides ocorreram ao longo desta caminhada de 50 anos, até este Jubileu.Este Leão podemos afirmar que apesar de cinqüentenário na idade continua muito jovem em espírito e, se renova a cada ano que inicia.
Justiça seja feita também ao comercio, a indústria e a população de Montenegro, parceiros e colaboradores de todas as horas e que contribuíram para o sucesso de todas as campanhas do clube.
Gostaríamos, portanto, ao final desta mensagem, prestar uma homenagem e destacar um fato que, sem duvida, é o maior motivo do orgulho de pertencer a um LIONS CLUBE:
Se perguntarmos a qualquer pessoa em nossa cidade quem é o presidente, ou a diretoria, ou quem fez qualquer atividade de serviço, dificilmente teremos outra resposta qual seja a de que a atividade ou doação foi feita pelo LIONS Clube.
Por isso presto minha homenagem, a todos os ex-presidentes e suas diretorias, bem como, aos mais de duzentos e cinqüenta sócios que já passaram por este clube nestes 50 anos e, digo a todos os companheiros que graças a eles, hoje todos nós temos também nossa medalha de OURO e, com justo orgulho podemos dizer: "NÓS SERVIMOS".

TRANSCRITO DO SITE INSTRUÇÕES LEONÍSTICAS DO CL PAULO SILVESTRE.

LIONS CLUBE CURITIBA BATEL - LD-1

LIONS CLUBE CURITIBA BATEL - LD-1
Prezados Companheiros e Companheiras Leão do Distrito LD-1,
No dia 18 de novembro de 2.009, nosso Lions Clube de Curitiba Batel, estará completando o seu cinqüentenário, momento que desejamos festejar com muita ênfase, com a realização de extensa programação que estamos planejando.
Para que essa programação seja completa os Associados do Lions Clube de Curitiba Batel Batel têm algumas pretensões:
Trazer o Presidente da Associação Internacional de Lions Clubes que, no Ano Leonístico 2.009 / 2.010, deverá ser o atual Vice Presidente, o CL Eberhard J. Wirfs, da Alemanha, para participar com todos os Associados e Associados do LD1 nessa comemoração (já encaminhamos o convite ao CL Eberhard e esperamos que sua resposta seja positiva).
Ter um Associado do Clube na Presidência do Conselho de Governadores Distrito Múltiplo LD (nosso companheiro PDG Cláudio Miessa Rigo foi eleito em Chapecó Vice Presidente do Conselho).
Ter um associado do clube na Vice-Governadoria do Distrito LD1.
O Leonísmo está passando por algumas transformações, assim como a sociedade mundial e entendemos que as mulheres devem ter seu justo espaço nessa sociedade para que, com a sua determinação e sensibilidade, possamos avançar na busca por constantes melhorias.
Percebemos também que no nosso Distrito LD1 tivemos apenas uma mulher como Governadora e entendemos que temos no Lions Clube de Curitiba Batel a candidata ideal para a função de Vice-Governadora do Distrito LD1, pela sua capacidade profissional, por ser excelente Dirigente Leonística, pelo livre trânsito entre as Lideranças do LD1 e Múltiplo LD e pela sua intensa participação no Movimento Leonístico a frente dos diversos cargos que ocupou no Distrito. Por esses motivos o Clube aprovou a CaL MJ Liu Un Rigo, para concorrer a Vice-Governadora no AL 2.009/2.010
Como Presidente deste Clube e em nome de todos os seus associados e associadas, pedimos aos Companheiros(as) de todo o nosso Distrito LD-1 para endossar na convenção de 17 e 18 de abril de 2.009, a CaL Liu Un Rigo para Vice-Governadora do Distrito LD1.
Minhas cordiais
Saudações Leonísticas

João Silva dos Santos
Presidente do Lions Clube de Curitiba Batel

LC FLORIANÓPOLIS CENTRO - 55 ANOS DE HISTÓRIA - LD-

LC FLORIANÓPOLIS CENTRO - 55 ANOS DE HISTÓRIA - LD-

O Lions Clube Florianópolis Centro foi fundado em 7 de agosto de 1953, recebendo a sua Carta Constitutiva em 14 de outubro de 1953. Foi o sétimo Lions Clube fundado no país, apadrinhado pelo Lions Clube Itajaí Centro, que havia sido fundado no mesmo ano, sendo padrinhos físicos Ary Garcia e Eduardo Solon Canziani.
Dos 21 membros fundadores, permanece, ainda, como sócio ativo Georges Winckelried Wildi, condecorado com o Prêmio Companheiro Melvin Jones. Durante os seus 55 anos de existência o Clube apadrinhou a fundação dos seguintes Lions Clubes: Videira Centro, Joaçaba Centro, Criciúma Centro, Florianópolis Estreito e Florianópolis Norte.
Também emprestou o valor da participação de sete sócios para exercerem o cargo de Governador de Distrito: Antônio Santaella (57/58), Georges W. Wildi (66/67), Walberto Schmidt (69/70), Francisco Evangelista (71/72), Odorico Durieux (73/74), Antônio Carlos Alves dos Santos (88/89), Army Faísca (92/93) e Antônio Roberto Mateus (03/04). Dentre as campanhas realizadas pelo Clube em pról da comunidade merece destaque a construção, em 1958, do Hospital Infantil de Florianópolis, uma idéia lançada pelos eminentes médicos sócios do Lions - Antônio Santaella, Polidoro São Thiago, Newton D'Ávila, Roldão Consoni, Mário Ferreira e Armando Valério de Assis, sendo o projeto elaborado pelo sócio Georges W. Wildi.
Hoje, o nosocômio denomina-se Hospital Infantil Joana de Gusmão, um orgulho dos catarinenses.
Fundadores
Antônio Santaella
José da Costa Moellmann
Cid Rocha Amaral
Luiz Battistotti
Dahil Amin
Michel Daura
Elias Mansur Elias
Miguel Daux
Enio Luz
Nereu Correa de Souza
Ernesto Riggenbach
Osvaldo Bulcão Viana
Espiridião Amin
Osvaldo Machado
Fernando Faria
Paulo G. Weber Vieira da Rosa
Georges Winckelried Wildi
Romeu Sebastião Neves
Ivan Bastos de Andrade
Victor Lima
Joaquim Madeira Neves

Associados
Anildo de Souza Alves
Mauro Laurindo Pinheiro
Antônio Carlos A. dos Santos
Miguel Christakis
Antônio Roberto Mateus
Nivaldo João Fretta
Arno da Silva
Odorico Durieux
Arno Schmidt
Orlando Luiz Franzoni
Paulo Roberto Gerent
Ayrton Ramalho
Pedro L. H. Pereira da Costa
Cantalício Siqueira
Raul Tavares da Cunha Mello
Georges Winckelried Wildi
Rogério Valêncio Lemos
Geraldo Gama Salles
Romolo Mazzucco
Gilberto Leal de Meirelles
Rui Tibúrcio Lobo
Hildebrando Alves dos Santos
Walberto Schmidt
Juarez Steiner
Walmore Pereira de Siqueira

Período
Nome
presidentes

1953-1954
Nereu Corrêa
1979-1980
Dirceu H. Jendiroba Filho
1954-1955
Mário Ferreira
1980-1981
Osvaldo Fernandes
1955-1956
Antônio Santaella
1981-1982
Cantalício Siqueira
1956-1957
Polidoro São Thiago
1982-1983
Antônio Roberto Mateus
1957-1958
Luiz Battistotti
1983-1984
Georges Winckelried Wildi
1958-1959
Nereu Corrêa
1984-1985
Army Faísca
1959-1960
Victor A. Peluso Júnior
1985-1986
Rui R. N. Barbosa
1960-1961
Armando Valério de Assis
1986-1987
Antônio Carlos Alves Santos
1961-1962
Nelson Heitor Stoterau
1987-1988
Gilberto Leal de Meirelles
1962-1963
Milton Fett
1988-1989
Georges Winckelried Wildi
1963-1964
Heitor Ferrari
1989-1990
Miguel Christakis
1964-1965
Ewaldo Mosimann
1990-1991
Aloísio Damiani Oliveira
1965-1966
Aldo Marcon
1991-1992
Walberto Schmidt
1966-1967
Ayrton Ramalho
1992-1993
Paulo Roberto Gerent
1967-1968
Walter Bello Wanderley
1993-1994
Antônio Carlos Alves Santos
1968-1969
Francisco Evangelista
1994-1995
Walmore Pereira Siqueira
1969-1970
Georges Winckelried Wildi
1995-1996
Rui Tibúrcio Lobo
1970-1971
Ewaldo Mosimann
1996-1997
Anildo de Souza Alves
1971-1972
Celso Carlos Porto
1997-1998
Odorico Durieux
1972-1973
Antônio Pereira Oliveira
1998-1999
Aiedo Silveira
1972-1973
Carlos Bastos Gomes
1999-2000
Mauro Laurindo Pinheiro
1973-1974
Georges Winckelried Wildi
2000-2001
Antônio Roberto Mateus
1974-1975
Elias Mansur Elias
2001-2002
Geraldo Gama Salles
1975-1976
Osvaldo Fernandes
2002-2003
Juarez Steiner
1976-1977
Edelson Naschenweng
2003-2004
Walberto Schmidt
1977-1978
Nicolau Apóstolo Pitsíca
2004-2005
Hildebrando A. dos Santos
1978-1979
Dirceu Heitor Jendiroba
2005-2006

2º vice-governador do distrito LD-5

canditado ao cargo de 2º vice-governador do distrito LD-5


caros confrades
Veja o canditado ao cargo de 2º vice-governador do distrito LD-5 para o AL 2010/2011.

CL Capanema e da DM Cacilda,
  
O CL ESLABÃO E A CªL Débora também poderão enviar fotos que será publicada na aplions, assim como os futuros candidatos que participam da aplions.


Prezados Companheiros, Companheiras e Domadoras

O projeto para governadoria do nosso distrito LD-5 para os próximos anos está assim:

Ano leonístico 2009/2010:
Governador: CaL. Lisete Zynger - LC Mafra Pérola do Planalto)

Convenção: 6 a 10 de julho de 2009 - Minneapolis, Minnesota, EUA

Arquitetura fulgurante, lagos iridescentes, um centro comercial vibrante - Minneapolis brilha em todos os sentidos. O charme e a beleza da "Cidade dos Lagos" são famosos no Meio Oeste dos EUA.

Ano leonístico 2010/2011:
Governador: CL. Elisbão Antunes - LC Blumenau Garcia)
Convenção: 28 de junho a 2 de julho de 2010 - Sidney, AustráliaQuem visita Sidney adora sua vitalidade e sua linda enseada, os veleiros e passeios de balsas, cafés ao ar livre e lojas margeando a baía. Além da cidade há outros municípios encantadores, parques nacionais e lindas praias ao longo de toda a costa.
Ano leonístico 2011/2012:
Governadora: CaL. Débora M. Woitexen - LC Rio do Sul Centro)

Convenção: 04 a 08 de julho de 2011 - Seattle, Washington, EUAFamosa pelas indústrias de aviação e tecnologia e seus cafés, Seattle dará as boas-vindas aos Leões em 2011.

Ano leonístico 2012/2013:
Governador: CL Vilmar Capanema - LC Canoinhas Ouro Verde)

Convenção: 22 a 26 de junho de 2012 - Busan, CoréiaO moderno Centro de Exposições e Convenções BEXCO, com cozinha tradicional e acomodações de nível internacional são apenas algumas das razões que fazem com que Busan seja reconhecida como um dos 10 principais destinos na Ásia para conferências internacionais. A esplêndida paisagem, a história e a hospitalidade de Busan foram exaltados por visitantes do mundo todo.

Sucesso a todos nós!

Esperamos as manifestações de apoio dos associados do Distrito LD-5 durante as sucessões que irão acontecer com o passar dos anos.

Leonisticamente

CL Capanema/DM Cacilda












quarta-feira, 12 de novembro de 2008

CL JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA DISSE...

Caro CL Cléver Machado,
Sabedores da luta que é organizar um Conselho Distrital, através do nobre companheiro, parabenizamos todos os membros do Distrito LC 12 pelo magnífico sucesso alcançado em IPATINGA.
A garra dos companheiros do LIONS CLUBE JOÃO MONLEVADE SOBRAL levando o troféu de clube mais numeroso, merece votos de louvor.
Na reportagem fotográfica do maravilhoso evento, podemos avaliar toda a alegria e motivação que esse Distrito se mantém envolvendo todos os seus membros.

Ficamos imaginando a consequência de sua palestra sobre MOTIVAÇÃO, aliás, um tema que todos devemos alimentar e propagar nestes tempos de dificuldades no trabalho de crescimento e manutenção dos nossos quadros sociais.

Com nossos votos de sucesso para o Presidente CL FERNANDO BARCELOS, aceite e transmita a todos os companheiros, nosso imenso regozijo pelo belo trabalho pelo Leonismo.

Cordialmente,

CLJOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
Diretor Social do LIONS CLUBE DE RECIFE BOA VIAGEMDLA-3

Lions Clube de Franca, Distrito LC-6, São Paulo festejou no dia 20 de setembro os seus 50 Anos de fundação

Lions Clube de Franca, Distrito LC-6, São Paulo festejou no dia 20 de setembro os seus 50 Anos de fundação

O Lions Clube de Franca, Distrito LC-6, São Paulo, em clima de alto astral e muita confraternização festejou no dia 20 de setembro os seus 50 Anos de fundação. Como convidada especial e Oradora do Evento, a Diretora Internacional, CaL Rosane T. Jahnke Vailati / Osmar, maravilhosamente recepcionada, cumpriu extensa agenda com visita a Casa do Diabético, ao Jardim Quest, ao Jornal do Comércio e a inauguração da Placa Comemorativa no Obelisco Central do Lions, na qual homenagearam a Diretora Internacional e a Governadora do Distrito CaL Ana Maria.
A noite aconteceu a Assembléia Festiva muito prestigiada, com a presença de 180 participantes, sob a presidência do CL Rubens Perez e CaL Oneide. Presença destacadas de autoridades destacando-se o Vice-Prefeito Ari Valiero, o Deputado Federal Marco Ubiali, o Deputado Estadual Roberto Engler, muitos Ex-Governadores, associados e visitantes. Uma beleza de encontro onde se constatou a trajetória de realizações do Lions Clube de Franca, seu prestígio na Comunidade e no Distrito. Agradecimento especial ao CL Duba e Celeste do LC de Franca que nos recepcionaram no aeroporto de Ribeirão Preto com expressiva comitiva de LEÕES daquela comunidade.


No dia 18 de setembro o Lions Clube São Paulo Imirim festejou os 37 anos de Entrega da Carta Constitutiva. Sob o comando da Presidente CaL Deise Rodrigues, da Presidente de Região CaL Marlene uma agradável agenda foi programada, acolhendo a todos que lá compareceram com muita atenção e entrega de mimos. CaL Rosane J. Vailatti esteve presente juntamente com destacados Ex-Governadores, associados e convidados. A comemoração registrou a bonita história do Clube, suas ações e serviu para motivar a todos a perseguirem na missão de servir.



II Conselho Distrital do Distrito LA-3,


Aos estimados Companheiros e Companheiras dos Clubes de Lions do Distrito LA-3,

É com imensa satisfação que voltamos à presença de todos, encaminhando a segunda e última chamada para o II Conselho Distrital, a ser realizado nos dias 21 e 22 deste mês de novembro, nesta cidade do Recife.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos com afinco e dedicação, caminhando para a reta final, com a certeza de que o evento estará à altura da importância, que é para nós, a presença dos queridos leões alagoanos, pernambucanos e sergipanos.

Neste momento, estamos enviando a Programação Oficial do II Conselho Distrital, onde avulta o conteúdo doutrinário leonístico com a realização do Seminário de Atualização Leonística, na sexta-feira, e, na plenária do sábado, quando serão discutidos temas atuais do Lions, os serviços permanentes dos clubes, as atividades da gestão organizacional do Distrito LA-3, e a palestra do CC CL Antônio Nogueira Filho.

Confiram ainda a parte alusiva ao nosso trabalho com crianças, em consonância com o tema adotado “Criança – Milagres através do Serviço” - apresentação, na solenidade de abertura, da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque e a Tarde de Integração rica de surpreendente programação, com palestra e apresentações artísticas infantis. Por fim, a monumental Noite de Companheirismo (ANOS SESSENTA), momento propício para extravasarmos todo contentamento por estar juntos como companheiros, amigos e irmãos.

Exortamos todos a comparecerem ao II Conselho Distrital, pois aqui estaremos de braços abertos, para lhes receber com o merecido carinho.


Leonisticamente


CL Geraldo Mendes de Souza/CaL Irene
Coordenador Geral do II CD

Zé do Pedal encontra-se com o Presidente do Lions Clube Internacional

Zé do Pedal encontra-se com o Presidente do Lions Clube Internacional
O ambientalista e fotógrafo brasileiro, José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, 51, membro do Lions Clube de Viçosa (DLC12) visitou este fim de semana a cidade marroquina de Casablanca onde encontrou o presidente do Lions Clube Internacional, Al Brandel, e sua esposa Maureen Murphy, que estão fazendo a visita oficial aos diversos Distritos do Lions em Africa.
Durante o encontro, Zé do Pedal entregou ao presidente uma copia do seu projeto "Mundos Extremos" e falou da importância, principalmente para os países menos desenvolvidos, do programa "SightFirst" (Visão Primeiro) do Lions Clube Internacional.
"O Programa SightFirst é uma grande luz no fim do túnel. É a esperança palpável de milhões de pessoas, a maior parte delas crianças, que sonham um dia poder voltar a ver. E o Programa SightFirst está conseguindo realizar estes sonhos", frisou Zé.Após o encontro, Zé do Pedal participou, convidado pelo Governador do Distrito 416, Abdelkader Masnauni, e pela ex-governadora Aicha Detsulli, no seminário e lançamento do plano de acção do Distrito marroquino "Por um Leonismo Responsável" realizados na Faculdade de Medicina de Casablanca.
Durante o seminário, foi exposto a dificuldade de se criar no país um banco de córneas devido, principalmente, à cultura.Em sua intervenção, Maureen Murphy falou da experiência que o casal governador teve em sua visita ao Kenia, quando visitaram um Hospital Oftalmológico (construído e equipado com verbas do Programa SightFirst) e perguntaram a uma paciente recem operada de cornéas, mãe de 2 filhos, o que ela sentia ao poder voltar a ver.
E ela respondeu : "Conhecer meus filhos e poder ver os seus sorrisos".Por sua vez, Al Brandel falou do grande compromisso social que o Lions tem. Divulgou números dos investimentos do Programa SightFirst na região e dos esforços que o clube de serviço vem desenvolvendo no combate à Oncocercose (cegueira dos rios) na Africa, onde se espera que seja erradicada dentro dos próximos anos.


SUCESSO TOTAL NO 2º CD EM IPATINGA

LIONS SOBRAL APRESENTA CANDIDATO A VICE GOVERNADOR NO II CONSELHO DISTRITAL EM IPATINGA
Aconteceu no final de semana passado, o II Conselho Distrital do distrito LC 12 na cidade de Ipatinga.Foi um acontecimento histórico na cidade do vale do aço, com um belo calor de mais de 40º e mais de 200 companheiros presentes a esse maravilhoso encontro leonino.O Lions clube João Monlevade Sobral compareceu em massa e levou o troféu de delegação mais numerosa.Os companheiros do Lions clube Sobral e Centro foram apoiar a pré-indicação do nosso querido Presidente Fernando Barcelos ao cargo de 2º vice governador 2009/2010 do distrito LC 12.Os Lions Clubes do Vale do Aço fizeram uma recepção calorosa a todos os companheiros do distrito que compareceram no Conselho Distrital. Uma sensacional noite de companheirismo foi um dos pontos alto da programação.O Companheiro Josué fez a apresentação de indicação do Companheiro Fernando Barcelos para vice-governador, o momento mais esperado por todos nós do Lions Sobral e foi aceito por todos na assembléia, agora o nome será levado para a convenção do distrito que acontecerá no maravilhoso Hotel Fazenda Tauá.Aconteceu também o Fórun Leonístico para dirigentes leonísticos e o CL Cléver e CaL Rose fez uma belíssima palestra sobre MOVITVAÇÃO, onde falou sobre o sucesso alcançado no clube no ano leonístico 2007/2008, na qual foram os presidentes do Lions Sobral. O Presidente do conselho de governadores, EGD CL Flávio Mendes fez uma excelente palestra sobre aumento e consevação de sócios. Falou da importância de cada companheiro arrumar mais um sócio para o clube.


Companhei-ros do Lions Clube João Monlevade Sobral e Centro apoiando o CL Fernando Barcelos para vice-governador do distrito LC 12

Companhei-ros do Lions Clube Monlevade Sobral e a Governadora do Distrito LC 12, CaL Maria José na noite do Companhei-rismo na Usipa.

CL Flávio Mendes , presidente do Conselho de Governado-res e CaL Maria José, Governado-ra do Distrito LC 12.
CaL Edna e CL Fernando, futuro Governa-dor do Distrito LC 12


Ser criança é tão bom, rsrs. Olha que sono gostoso da gatinha Sofia Kellen durante a assembléia e a CaL Rose Machado na vigia.

CL Cléver e CaL Tânia Gusman, presidente do Lions Clube Muriaé Barra


Companhei-ros do Lions Clube João Monlevade Sobral com o Presidente do conselho de governado-res, CL Flavio Mendes e a Governado-ra do Distrito LC 12, CaL Maria José


Presidente do Lions Clube Monlevade Sobral , CL Fernando Barcelos com o companhei-ros do Clube exibindo o troféu conquistado de delegação mais numerosa.


Presidente do Conselho dos Governado-res, CL Flávio e Presidente do Lions Clube Monlevade Sobral, CL Fernando Barcelos

As crianças especiais deram um show de apresentação na abertura do 2º CD em Ipatinga



Companhei-ras durante a noite de Companhei-rismo

Companhei-ros na assembléia no sábado



Mesa diretora


Presidente do Conselho de Governado-res com os Companhei-ros do Lions Clube de Mirai e CL Hamilton.


Companhei-ros do Lions Clube de Mirai


Nossas companhe-iras, Graça, Mirna, Cida, Edna, Ignês e Socorro adoraram o II CD.















Companhei-ros do Lions Sobral e Centro apoiando a indicação do CL Fernando Barcellos a 2º vice-governador do distrito LC 12


Companhei-ros do Lions Clube Timóteo-Acesita

terça-feira, 11 de novembro de 2008

IIª REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL DO DISTRITO LD-5

IIª REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL DO DISTRITO LD-5

No último dia 8, foi realizado na cidade de Toió-Sc, a reunião do Conselho Distrital do Distrito LD-5. A CªL Ester Giraldi presidiu o encontro que contou com mais de 400 Companheiros(as) Leões, Domadoras, Filhotes e convidados.
Para que conheçam um pouco da história daquela encantadora cidade, registramos abaixo alguns dados.
Ex-Oficial alemão, o então engenheiro Emílio Odebrecht, no ano de 1861, e seus oito companheiros, quatro alemães e demais soldados brasileiros, partiram de Blumenau em expedição pela mata virgem do Alto Vale do Itajaí. Enfrentando todo tipo de dificuldade, Odebrecht e sua comitiva, acamparam na barra do rio Taió em 1874.
Nessa ocasião o desbravador efetuou as primeiras medições no que é hoje o município de Taió. Pisando em terras taioenses, catequistas de índios, caboclos e caçadores, mais tarde fizeram uso da primeira picada para o Planalto Catarinense, aberta por Emílio.
No início do século, inúmeras famílias dos campos de Lages, inconformadas ou perseguidas pela Guerra do Contestado, resolveram mudar para novas terras. Assim, Ramiro Goetten se estabeleceu em Pinhalzinho, Juvêncio Alves de Jesus em Barra Grande, os irmãos Rauen em Laranjeiras e a família Custódio na localidade de Paleta. Em 1916 Eugênio Grewsmuller fez a primeira derrubada, onde hoje é a sede da cidade. No entanto, a ocupação das terras ocorreu de fato no ano de 1917, com a chegada de inúmeros descendentes de alemães. Em 1920, Luiz Bertoli Sênior, terminava a ligação rodoviária entre Taió e Bela Aliança, hoje Rio do Sul. Os italianos chegaram em 1921, após a conclusão da ligação rodoviária. A partir de então, várias correntes migratórias fluíram ao local, dadas a boa qualidade das terras e madeira que havia em abundância. Intrigante é o nome do município. Embora na época da colonização os recursos para registros eram eficazes e confiáveis, permanece até hoje em penumbra a origem do seu nome. Tayó, que mudou para Taió com a nova ortografia, atiça a curiosidade dos pesquisadores em busca da verdadeira origem do nome.
Há três versões correntes. A primeira e mais aceita é aquela que tem a sua origem na folha de "taiá" ou "taioba, muito em voga na região. Outra versão é que Taió na língua indígena significa "Pedra Grande" ou Morro Grande - talvez em alusão ao Morro Funil, segundo maior o Estado, com 1555 metros, que outrora pertencia ao município. E a última versão alega que Taió provém de Taiá - uma comida típica dos índios, que hoje ainda é apreciada pela população.

Registros Fotográficos da IIª Reunião do Conselho Distrital