domingo, 21 de dezembro de 2008

LC RECIFE-CENTRO COMPLETA 55 ANOS

  LC RECIFE-CENTRO: 55 ANOS DE SERVIÇO NO LEONÍSMO

Companheiros Leões
Dia 19 de dezembro de 1953 foi fundado o LC RECIFE-CENTRO, completando, portanto, 55 Anos.
Aproveito para publicar um texto escrito pelo nosso inesquecível Companheiro Leão, Isaac Schachnick, (in memorian), por ocasião dos 47 anos do clube; obviamente, substituirei aqueles números por 55.

"Estamos galgando hoje o 55o. degrau da escalada de nossas atividades em benefício da Comunidade.
E o fazemos amalgamando a humildade de quem apenas cumpriu obrigações com o orgulho de havê-las cumprido à altura.
Isto não seria suficiente para alcançarmos o ideal leonístico, não fora a circunstância de que não consideramos "missão cumprida" e sim "missão em vias de cumprimento".
Através de todo esse período, ao fim de cada ciclo anual como este, reunimo-nos, não para comemorar um ano de vitórias e sim para darmos o passos inicial de mais 365 dias excitantes, de enfrentamento de desafios.
Por isto, este não é o encerramento de um trabalho mas, o que é bem mais importante, o começo de uma programação trianual que nos conduzirá ao 50o aniversário, às bodas de ouro (já aconteceu) do LC Recife-Centro com a sociedade.
Parodiando a frase de Napoleão, diríamos: "Companheiros, do alto destes degraus, 55 anos de atividades vos contemplam e vos aplaudem". Arfamos, porque o esforço da subida pode ter sido árduo, mas daqui do alto a visão do resultado obtido é simplesmente desvanecedora.
Nesta escalada brilhamos no universo leonístico, graças a uma conjugação de fatores que vão desde o irrestrito companheirismo - que torna cada associado um membro de uma só família centrista - através do empenho pela dignificação da pessoa humana em cada área onde trabalhamos, passando pelo desprendimento pessoal de cada dirigente e de cada associado; pela obra insuperável de nossas domadoras e companheiras leão; criando e mantendo o crescimento de "Nossa Escola"; permanecendo com o maior número de associados dentro da constelação das células leonísticas do Distrito e com os mais altos valores nos serviços promovidos; pela edição durante mais de 35 anos do boletim "Centro Avante"; pela colaboração com os deficientes visuais através do "Abraço Amigo" no Instituto de Cegos e do boletim "Pontos de Vista", na Associação Pernambucana de Cegos; pelas mais prestigiadas irmanações nacionais e internacionais; até termos feito jús às mais honrosas premiações, que exacerbam o fulgor do nosso pavilhão, recebidas sempre com humildade.
Mas a mais honrosa de todas as condecorações é a que se estampa na fisionomia dos beneficiados pelas nossas ações, visão que alimenta nossa permanente disposição à luta.
Indagam-nos frequentemente: - Qual o segredo que faz com que o Lions Recife-Centro seja simultaneamente o mais idoso e o mais jovem clube de serviço desta área? - "O entusiasmo", respondemos sempre, essa palavra de oriegm grega que significa "cheio de Deus". Sempre achamos mais importante alardear os méritos de nosso trabalho do que os das nossas personalidasdes. Contra o pessimismo daqueles aos quais o filósofo chamou "HOMENS NÃO", sempre fomos "HOMENS SIM".
Os caminhos costumam apresentar escolhos mais continuam soando em nossos ouvidos as palavras de Gabriela Mistral e tentamos "remover as pedras dos caminhos" nossos e de nossos semelhantes. Claro, pois, que nem tudo são flores nesses 55 anos.
Mas Deus nos deu a inteligência e a energia para sobrepujarmos os obstáculos e galgarmos novas etapas no servir.
Ao invés de pensar e titubear traçamos metas e nos empenhamos em atingí-las.
Há uma velha parábola judaica segundo a qual um dia chegou finalmente o trem de ferro a um remoto vilarejo do interior.
O povo foi à estação para conhecer a locomotiva de ferro que varava distâncias com rapidez e dois camponeses decidiram embarcar na viagem inaugural.
O primeiro teve receio de que aquele monstro que engolia brasas e soprava fumaça fosse obra do demônio.
Agachou-se, olhou por baixo, percorreu parte dos trilhos, passou a mão pelo dorso da máquina, baixou os óculos da testa sobre os olhos, lendo cada plaqueta... E de boca aberta escutou assombrado o agudo apito do veículo que começava a se deslocar.
O segundo se apressara em adquirir o bilhete e subir no vagão. O trem partiu e o indeciso ficou para trás...
Por tudo isto, representamos esse passageiro que não hesita porque tem fé nos seus ideais; o leonismo é o nosso veículo para onde quer que se necessite do nosso apoio.
Pelo que fomos, pelo que somos, pelo que sempre seremos, mirando decididamente os degraus percorridos e erguendo a vista para o alto, proclamamos com fé e orgulho pela quinquagésima quinta vez:

AMIGOS, É UMA HONRA SER LEÃO E TÊ-LOS COMO COMPANHEIROS!"

Nenhum comentário: