Prezados Companheiros
Porque estamos no limiar de um novo Ano Leonístico, aonde as Diretorias de clubes vão se formando e a maioria dos Governadores Eleitos inicia seus preparativos para realizar a Escola de Dirigentes, pareceu que seria interessante levar ao conhecimento dos companheiros uma Instrução Leonística que pudesse contribuir para o aprimoramento.
Partindo do princípio de que saber como se comportar perante a qualquer situação que envolva relacionamento interpessoal é extremamente importante para o sucesso contínuo de qualquer organização ou grupo e, considerando que a arte de saber ouvir é uma das principais habilidades neste contexto, abaixo seguem alguns pontos que podem se tornar grandes aliados dos Dirigentes Leonísticos, qualquer que seja o nível hierárquico dentro da organização, principalmente porque ela é fundamental no processo da boa comunicação e poucas pessoas usufruem deste privilégio.
1) Livre-se de verdades sacramentadas.
Esteja disponível porque a disponibilidade é a primeira condição para ouvir. Não se arme contra nada e contra ninguém. Deixe seu corpo receptivo, abandone as armas perigosas de suas próprias preferências e analise a mensagem pelo seu valor concreto e não por seu gosto pessoal.
Tenha em mente que escutar exige silêncio interior, que nos predispõe a receber novas idéias e deixa-las frutificar em novos conhecimentos.
Escutar, simplesmente escutar, sem julgamentos, sem projeções, sem antecipar resultados, sem matar as mensagens com o peso sufocante de nossa auto-suficiência.
Escutar palavras mas, principalmente, escutar e assimilar a manifestação total do outro ser que conosco tenta se comunicar;
2) Tenha coragem de ouvir.
A confiança em si mesmo o libertará do receio de ouvir as opiniões das outras pessoas sobre o seu modo de ser e viver. Afinal de contas, o que poderão dizer sobre você que você já não saiba?
Abra-se à comunicação , concentre-se na pessoa que fala, não se distraia nem por um segundo e aproveite o máximo esses momentos maravilhosos em que alguém está falando com você.
Se a fala se revestir com a roupagem pesada da crítica, não a rejeite. Exercite a empatia, coloque-se no lugar de quem fala e, aí sim, você terá condições de julgar , com mais propriedade, sobre o valor das colocações que foram feitas.
3) Analise a mensagem pelo seu valor.
Há comunicações que nada comunicam e há pessoas que tem uma habilidade incrível para falar muito, sem dizer absolutamente nada.
Ouça com atenção e, como um lavrador, separe o joio do trigo.
Lembre-se que existem pessoas que são complicadas e, consequentemente, complicam o seu modo de falar. Tente descomplicar e entender as mensagens que estão por trás de toda essa comunicação.
4) Não interrompa quem fala.
Ouça com paciência e não fique todo o momento interrompendo o processo. Não questione as idéias antes de elas terem sido expostas de uma maneira total.
Lembre-se que o importante no escutar é acrescentar novos conhecimentos e não entrar numa luta corpo-a-corpo para refutar idéias e opiniões alheias.
5) Concentre-se no que é verdadeiro.
É fato inegável que diante de qualquer mensagem o ser humano já tira as suas próprias conclusões as quais são oriundas de todo um sistema de valor.
Corre-se o risco de se deturpar a mensagem transmitida, amoldando-a aos interesses de quem ouve.
É importante buscar a verdade, mesmo que contrarie por completo tudo aquilo que pensamos e desejamos ouvir.
Somente assim o escutar preencherá a sua finalidade, proporcionando informações, gerando novas idéias e contribuindo para que as comunicações sejam realmente produtivas.
Sawabona ( eu te respeito, eu te valorizo, tu es importante para mim) e...
Aquele abraço
CL Luiz Carlos de Oliveira
Assessor de Comunicação da Confraria Aplionsclubes – Apaixonados Por Lions Clubes
Associado do Lions Clube de Piracicaba Vila Rezende
São Paulo – Distrito LC-3
Feliz Ano Novo
Há 3 anos
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