quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

COLUNA DE LIONS INTERNACIONAL‏

LIONS INTERNACIONAL

Trabalho importante do Lions Internacional se vê nos quatro cantos do mundo. Os sul-africanos conseguiram abolir o aparthaid e estabelecer a democracia, mas a economia precisa ser mais progressista. A fome é a maior preocupação da África do Sul. Cerca de 60 por cento das dezoito milhões de crianças daquela nação vive em estado de pobreza. A falta de alimentação resulta em problemas de saúde e atraso no desenvolvimento. Os Leões do Distrito 410-A, na África do Sul, estão aliviando a fome de forma heróica. “O Projeto de alimentos do Lions oferece comida a cerca de 60.000 pessoas diariamente’, disse a ex-governadora do distrito, Viv Grater. “Oferecemos alimentos para, escolas, orfanatos, cozinhas de preparação de sopas, casas de repouso para idosos, abrigos e para várias organizações e clínicas que prestam assistência aos tuberculosos portadores do HIV”.
Os leões do distrito 410-A distribuem alimentos há 38 anos. Atualmente eles fornecem 20 milhões de refeições por dia. Constantemente – 365 dias por anos – ao Leões coletam alimentos que são seguros e saudáveis, mas que não estão sendo vendidos nos mercados Pick’n Pay. “Por não termos refrigeração ou armazenamento, todos os dias temos que separar, empacotar e entregar os alimentos para que não se estraguem”, diz Stuart McPherson do Newlands Lions Club. “Carregamos os alimentos de 56 mercados utilizando seis veículos, depois os distribuindo em mais de 300 organizações. A demanda por alimentos, muito excede a oferta, mas distribuímos o que conseguimos, para o maior número possível de pessoas”.
Nas cozinhas de sopas das comunidades pobres, como a Egoli, as crianças e os idosos ficam enfileirados quando o cheiro da comida começa a emanar da pequena cozinha comandada por um residente. Os Leões, heróis de todos os dias, Trazem verduras, inclusive batata e tomates, e outros ingredientes, para fazerem a sopa que é servida com arroz e pão. Por volta de 300 pessoas desta comunidade saboreiam uma alimentação saudável, graças aos Leões.
O vencedor do Premio Nobel, o bispo aposentado Desmond Tutu, atua como patrono do projeto de alimentos. “Quando alguém está chorando, Deus gostaria de enxugar suas lágrimas”, disse ele certa vez. “Mas não pode, a não ser que vocês tornem isso possível. Deus sorri através das lágrimas porque Ele tem parceiros maravilhosos – vocês Leões”.
Outro trabalho importante Lions faz na China. Foi no pequeno povoado de shenzhen que o governo chinês incentivou o capitalismo a ponto de surgir um prédio por dia e uma rua a cada três dias. Como os recursos para os problemas sociais são insuficientes, os Leões ajudam. Cerca de 1.8 milhões de crianças são autistas. Como essas crianças não são aceitas nas escolas seus pais são forçados a ensiná-las em casa.
Numa iniciativa magnífica do Leão Dang He, o Xiang Mi Hu Lions Club, estabeleceu um centro de autismo em Shenzhen, o primeiro na grande Hong Kong, com mais de 10 milhões de habitantes. Leões alem de apoiar financeiramente o centro, fazem visitas regulares para os lá albergados. “Vamos lá brincar e as crianças ficam nos conhecendo. Esse é o nosso objetivo – fazer com que as brincadeiras sejam uma interação natural para eles”, explicou um dos Leões. As crianças do centro estão aprendendo a se comunicar através de sinais e imagens. Outras estão aprendendo a falar. As crianças, ás quais foi negado o ensino no passado, sendo forçadas a permanecer em isolamento, estão agora descobrindo a si mesmas e a seus talentos.
Os Leões sabem que são limitados no podem conseguir sozinhos, mesmo assim, estão tentando fazer com que as crianças sejam aceitas nas escolas. O que querem realmente é equiparar o fantástico crescimento econômico da China com um aumento também estupendo no oferecimento de serviços sociais.

DOAR MEDULA ÓSSEA É SER MUITO GRANDE

Nenhum comentário: