segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Doar sangue é um ato heróico



Doar sangue é um ato heróico pois, cada doador colabora com até outras quatro vidas! O Hemocentro de Ribeirão Preto agradece a todos os doadores que tem colaborado com esse trabalho, e aproveita para convidá-los para mais uma coleta de bolsas, que será realizada em São Joaquim da Barra. Participe:

Data: Dia 31 de janeiro de 2009, sábado
Local: Escola Genoveva P. V. de Vitta (Cene)
Horário: A partir das 07h


OS GRUPOS VOLUNTÁRIOS E O HEMOCENTRO AGRADECEM SUA COOPERAÇÃO!
--------------------------------------------------------------------------------
SAIBA MAIS

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que salva vidas. É seguro, não vicia, não engorda, nem emagrece. Quem doa uma vez não é obrigado a doar sempre. No entanto, a pessoa que deseja doar sangue deve conhecer algumas informações:

- Quem pode doar? Qualquer pessoa com idade entre 18 e 65 anos, boa saúde e sem feridas ou machucados no corpo, o peso mínimo é 50 kg para os homens e 52 kg para as mulheres.

- Quem não pode doar? Não podem doar as pessoas já tiveram Hepatite, Hanseníase, Doença de Chagas, Malária, AIDS, Diabetes, Câncer, fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco. Pessoas que fizeram acupuntura, piercings ou tatuagens devem aguardar um ano para doar.

- O que devo levar ao local da coleta? Apenas documento de identidade oficial com foto e sua boa vontade!

- Quais os pré-requisitos para o doador? Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação, evitar o jejum, fazer refeições leves e não gordurosas (após refeições fartas como o almoço e jantar, só doar após 04 horas), evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não fumar por no mínimo uma hora antes.

- Como é o procedimento de doação? Os prováveis doadores passam por fases distintas que são: recepção e cadastro com orientações preliminares ao doador de sangue, pré-triagem onde são verificados o peso, altura, pressão arterial, pulso e temperatura e a entrevista clínica, que é totalmente confidencial.

- Qual o intervalo entre doações? 90 dias para as mulheres e 60 dias para os homens.

- Como será feito o cadastro de doadores de medula óssea? O doador de sangue preencherá uma ficha-cadastro, autorizando que durante a coleta seja retirado 10ml a mais de sangue, que servirá para fazer testes de compatibilidade. A pessoa que se cadastrar não terá que fazer a doação no ato da coleta de sangue, e sim aguardar contato do Hemocentro. Ela somente fará a doação caso seja encontrado algum receptor compatível. Muitos doadores de sangue, por medo ou falta de informação, não se cadastram como doadores de medula óssea, garantia para a saúde de muitas pessoas.

- Após a doação, quais cuidados devo ter? Beber bastante líquido, não fumar uma hora após a coleta, não praticar exercícios físicos exagerados, nem exercer atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir veículos em rodovias, não forçar o braço em que foi realizada a punção, para evitar sangramentos e hematomas.

- É verdade que cada bolsa de sangue beneficia até quatro pacientes?
Sim! Após a coleta o sangue é separado em seus componentes dentro de 6 a 8 horas. Cada componente do sangue tem uma finalidade:
1. Glóbulos vermelhos - servem para tratar anemias;
2. Plasma (parte líquida do sangue) - serve para tratar hemorragias. Parte do plasma também produz fatores de coagulação, utilizados para tratar hemofílicos;
3. Plaquetas - servem para tratar ou evitar sangramentos.
Dessa forma mais de um paciente pode beneficiar-se de sua doação.

Nenhum comentário: