quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

LC BOA VIAGEM COMPARECE AOS FESTEJOS DE 355 ANOS DA INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA

LC BOA VIAGEM COMPARECE AOS FESTEJOS DE 355 ANOS DA INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA

O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco e o Instituto de Cultura Técnica- ICT, festejaram os 355 anos da Insurreição Pernambucana na noite desta terça-feira dia 27de Janeiro de 2009.

O LC DE RECIFE BOA VIAGEM se fez presente às solenidades na pessoa do seu PresidenteSEVERINO DESSOLES MONTEIRO, sua domadora YARA e os companheiros JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA, ESMERALDA DE MOURA CAMACHO e ANA LÚCIA DE ALBUQUERQUE SANTOS.

Um registro para as presenças da Cal VALMIRA DE CARVALHO e de RACHEL, do LC VENEZA BRASILEIRA.

O marcante encontro que tratou da luta pela nacionalidade em terras pernambucanas, teve uma programação histórica cultural bastante interessante, tendo agradado em cheio ao público presente.

Tivemos a abertura do evento com o instrumentista FERNANDO RODRIGUES, que brindou os convidados executando lindos solos de guitarra portuguesa, executando páginas musicais portuguesas e brasileiras.

Em seguida, aconteceu mesa-redonda com os professores MARLOS DE BARROS PESSOA (UFPE)E INALDO FIRMINO SOARES (PROLING-UFPB).

O Professor DR.Phil.MARLOS DE BARROS PESSOA,deu verdadeiro Show falando sobre "TRANPOSIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O BRASIL: UMA VISÃO HISTÓRICA", focando sobre as fases da história do português brasileiro, 1ª FASE- Divisão do país em capitanias hereditárias e formação das variedades lingüisticas rurais(o multilingüismo, as linguas gerais indígenas,o pdgin da costa da África e as linguas gerais africanas,as variedades lingüsticas regionais dos colonizadores e a formação das variedades rurais do português brasileiro.

2ª FASE -(I) Falou da Descoberta do ouro nas Minas Gerais e modernização do Estado português.
Pré-koineização da língua comum.(elemento de fermentação (pré-koineização) do português comum brasileiro,migração, estratificação social e a proibição da língua geral e a imposição da língua portuguesa.
(II)Urbanização da sociedade brasileira. Formação das variedades urbanas e da língua comum. (desenvolvimento dos centros urbanos e surgimento da imprensa e formação das variedades urbanas
(III)Fim do tráfigo de escravos.estabilização das variedades urbanas e da língua comum. (mudança geracional das elites e estabilização da língua comum, o português falado pelo escravo, o ensino do português ao escravo e qual foi o fim das línguas africanas no Brasil?

3ª FASE -Falou do predomínio das oligarquias e surto industrial. Elaboração da Língua literária.(classe média e uma nova oralidade urbana e a formação da língua literária)

Confesso que não sabia da real importância da língua portugesa em toda a sua plenitude na luta pela nacionalidade. Tinha consciência da integração que proporcionou, todavia,o Prof.MARLOS nos deu uma aula impedível.

Por sua vez, o Prof.INALDO FIRMINO SOARES, foi brilhante falando sobre os diversos ACORDOS ORTOGRÁFICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, e o seu tema: A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA,focou os diversos aspectos da importãncia dos acordos, principalmente as normas entradas em vigor recentemente,deixando todos os ouvintes cientes do seu valor, tanto no campo nacional como no âmbito do relacionamento internacional das nações que falam o português.

No final, tivemos um momento musical com o GRUPO EVOÉ e maravilhoso coquetel com vinho do PORTO.

Enviado pelo CL José Carlos de Oliveira

Nenhum comentário: