sexta-feira, 10 de abril de 2009

III ANIVERSÁRIO do LIONS CLUBE de BELMONTE-Pedro Álvares Cabral

III ANIVERSÁRIO do LIONS CLUBE de BELMONTE-Pedro Álvares Cabral

AL 2008/09 ( 95092 ) C/ Assembleia-Jantar no Hotel de Turismo da Covilhã E Visita do Governador do Distrito 115 CS, VDG António Cipriano Pinto.

No dia 27 de Março de 2009, pelas 20:30 horas, o Presidente do Lions Clube de Belmonte-Pedro Álvares Cabral, CL Joaquim Pereira, declarava aberta a Sessão, segundo a forma protocolar – “ Em nome de Deus e pela grandeza da Pátria “- e convidava os presentes que, olhando as bandeiras Nacional, do Município, do Distrito 115 CS e do Clube, pensassem no seu significado … Pediu, depois, à CL Adelina Morão que fizesse a leitura do Código de Ética dos Lions !

Saudou todos os Companheiros, Convidados e, de forma singular, o Governador do Distrito 115 CS e esposa CL Maria Helena Pinto ( LC Oeiras-35084 ).



Honrado e deveras entusiasmado ante tão ampla assembleia de quase Sessenta Lions de Verdade, o Presidente CL Joaquim Pereira cumprimentou o CL PCC Carlos dos Santos Costa e esposa CL Graciete Santos Costa, saudando assim, o LC Lisboa-Belém (54745).

Cumprimentou o CL PCC Fernando Marques Jorge, s/esposa CL Isabel, o decano CL Alves Pacheco e a Presidente CL Esmeralda, saudando deste modo, o LC Padrinho de Castelo Branco-Centro ( 38984 ); cumprimentou o grande e velho Amigo CL Vitorino e a Presidente de Região CL Maria Inácia Caldeira, saudando o LC de Ponte de Sôr (39819); cumprimentou o Presidente de Divisão, CL Branco Barata e o Presidente CL José Luís Adriano, saudando o LC Cova da Beira (39728); cumprimentou as CLs Manuela Brito Rocha e Isabel de Castro, saudando o LC Amigo de Ilhavo ( CN ).


Entretanto, apreciando já a sopa de aveludado de agrião c/ovo , os Companheiros eram mimoseados com “ O Quinteto de Metais da EPABI “ e, antes da deliciosa vitela estufada c/pêra bêbeda, batata alourada e esparregado, o Presidente CL Joaquim Pereira entregou a Sessão ao CL Director Social PCC Brito Rocha, actual Presidente da Fundação dos Lions de Portugal ( FLP ), posição que tanto dignifica e prestigia o Lions Clube de Belmonte –Pedro Álvares Cabral !

Sem surpresa e sempre com a habitual satisfação de todos, a dissertação sobre o passado e o presente do fantástico Movimento dos Lions que O CL PCC Brito Rocha realizou, enriqueceu e alegrou o coração de todos … o próprio ambiente, já de si pleno de emoções de Companheirismo e de Fraternidade, cresceu e chegou a bom porto ! Dois aspectos a salientar : Primeiro, a referência dos e-mails repletos de Felicitações que os Companheiros do Brasil enviaram e que mereceram uma estrondosa ovação, seguida dum comentário curioso da parte do CL PCC Marques Jorge : “ O LC de Belmonte – Pedro Álvares Cabral é bem um Clube do Mundo “. Segundo, o recordar o AL 2007/08 do Lions Clube de Belmonte-PAC, embora exuberante de actividades de excelência, havia passado por um curto período de Status Quo, surpreendente e injusto… tanto, que agora… o CL PCC Brito Rocha pedia ao Governador do Distrito 115 CS ( AL 2008/2009 ) a colocação na lapela do casaco do CL Past-Presidente Ralph Robbins algo de belo que, entretanto, chegara a suas mãos : “ The Platinum Medal” do Presidente Internacional (2007/08) CL Mahendra Amarasuriya ! Recordamos as suas palavras, as de referência ao “ Desafio da Mudança “… :” Os Companheiros Lions de todo o Mundo, comprometidos com o Servir, constituem a mais poderosa força humanitária existente, capaz de transformar o mundo em um melhor lugar de se viver ! “…Com esta acção, com aquele instante em que CL Ralph Robbins ( todos os Membros do Clube, afinal…) recebia tal mérito, o CL PCC ofereceu uma Alegria infinda a todos os presentes, renovando a imagem do Lionismo para que se torne mais relevante no Séc.XXI. Como salientava o CL PCC Brito Rocha, o Gerente do Deptº. Ibero-Americano, Mr Mark Bularzik, arrependido talvez, criou um Momento Único que, decerto, todos os Companheiros presentes jamais esquecerão…Há que lhe agradecer ! !


E o Momento do Companheirismo decorria em alegria e fraternidade … agora, o CL PCC Santos Costa, num modo muito seu, com graça e esmero, dissertava sobre a XL Convenção Nacional do Distrito Múltiplo 115 – XX Convenção do Distrito 115 CN e Distrito 115 CS, em Lisboa, a realizar nos dias 1 e 2 de Maio de 2009, no CCL ( antiga FIL), pedindo a todos sua presença e distribuindo pelas mesas as respectivas inscrições.

Decorria a sobremesa, um saboroso bolo de chocolate c/ sopa de frutos silvestres, e o café também, quando o Governador tomou a palavra que todos ansiavam ouvir…O seu discurso foi excelente, vivo e educativo na “ Nobreza de Servir “. Salientou a crise que afecta a todos, mais do que nunca, também nós Lions, temos que estar atentos! E, depois, não esquecermos a Cegueira e os Diabetes também! Nos seus olhos brilhava a satisfação de ver e sentir um dos “seus” quatro elementos da Natureza : a Água, geradora de Vida, ligada ao mundo das emoções e da sensibilidade ( Amizade e Companheirismo…aqui nasce o Lionismo ).

Nós, todos nós agradecíamos e, não deixámos de lhe afirmar que uma visita a Belmonte, a Terras de Pedro Álvares Cabral , havia sido adiada !

Após o encerramento da Sessão pelo CL Presidente Joaquim Pereira, à volta do bolo de Aniversário, o Governador e Esposa CL Maria Helena de sereno e doce sorriso, prometeram voltar um dia !

CL Ralph Robbins

Nenhum comentário: