Cargo de Presidente de Clube
Um ano antes do seu mandato você é o Vice–Presidente eleito
Chegou o grande momento!
Você foi aceito para ser o novo presidente do Lions de São Paulo.
Tenho certeza que você aceitou esta honraria com a grande demonstração de confiança que os companheiros do clube demonstraram.
Analise e adapte seus compromissos pessoais, familiares e profissionais e trace um horizonte no qual, durante um ano, você vai conduzir o Lions de São Paulo.
A preparação é muito importante! Veja como os ex-presidentes e o atual presidente do seu clube e dos clubes que você visitou ou visitará se comportam. Veja o que de melhor eles fazem e tente “copiá-los”.
Analise, palavra por palavra, o Código de Ética dos Leões e os Propósitos dos Lions Clubes. Conheça esses dois documentos com profundidade. Nesse aprendizado concentre-se em conhecer o Estatuto do seu Clube e dos demais órgãos superiores de Lions Clubes.
Aprenda Lions. Leia tudo sobre Lions: Leão Sabido, Livros de Protocolo, a revista The Lion em português, o site de Lions International que é riquíssimo em materiais didáticos e cursos à distância:www.lionsclubs.org o e-sell - Seminário Eletrônico de Liderança Leonística: www.eseminario.com.br brilhantemente desenvolvido pelo EGD Flávio Mendes, do Distrito LC-8 e que atualmente ocupa a presidência do Conselho de Governadores do DMLC, AL 2008/09.
Visite o Site de Instruções Leonísticas: www.instrucoesleonisticas.jor.br onde você encontrará um riquíssimo acervo de Instruções Leonísticas e a tão necessária Cultura Leonística.
Troque idéias, participe! Freqüente as Reuniões de Lions: Assembléias de outros clubes, Comitê Assessor, Conselho Distrital, Convenção Distrital e Convenção do seu Distrito Múltiplo e se possível participe de Convenções Internacionais.
O Lions é uma instituição que tem uma bela estrutura administrativa e organizacional. Quase tudo já está estudado, preparado e está disponível para você desempenhar muito bem a sua função de Presidente.
A começar pelo Manual de Dirigente de Clube. Ele chega muito próximo da sua posse, acho que muito tarde. Peça emprestado ao seu Past-Presidente. O seu terá muito poucas mudanças.
O Manual de Dirigente facilitará sua tarefa. Ele é formado de dois blocos:
Informações básicas
Trata de Recursos da Sede Internacional, do site de Lions Clubs International na Internet, Estatuto e Regulamentos para Lions Clubes, das Revistas e boletins, Programa Internacional e Lions Clubs International Foundation. Tratam da estrutura do clube, Dirigentes, das Comissões, das Finanças do clube, dos orçamentos, do uso do nome e emblema do Lions, do limite da autoridade do presidente, das habilidades de liderança, entre outros temas.
Administração do clube
Enfoca o que fazer no início e durante o Ano Leonístico e no final da gestão.
Após a sua eleição como vice – presidente, comece a trabalhar. Não interfira na administração ainda em plena atividade. Respeite-a. Peça sua colaboração.
Preparação e planejamento para o cargo de Presidente do Clube
1 - Preparação:
Comece a preparar o seu mandato como presidente antes de tomar posse. Não espere a posse para começar a preparação. O tempo passa rápido. Comece logo, pois daqui a pouco todo o seu mandato como vice-presidente terá terminado.
2 - Planejamento:
O planejamento é a base de sustentação de seu belo mandato como Presidente. Sem planejamento o melhor sucesso fica remoto.
Chame seus companheiros de diretoria (você já deve preocupar-se com a formação da sua diretoria), convoque os demais Associados e discuta o que deve ser feito no seu Ano Leonístico. Veja quais os pontos fortes do Clube, no que ele é bom, no que ele sabe fazer bem feito.
Veja também quais as suas deficiências, as suas fraquezas. Aproveite os pontos fortes e procure reduzir ou eliminar as suas deficiências e fraquezas.
Isso se consegue através de planejamento.
Instigue os Associados a proporem objetivos e atividades. Analise-os, escolha em consenso os melhores, os exeqüíveis. Defina-os, designe responsáveis pelos Planos.
Examine se os Planos estão aproveitando todo o potencial de trabalho do clube. Veja se ninguém ficou de fora, ficou esquecido. Estabeleça metas, cronogramas e recursos. Divulgue-os.
3 - Não comece tudo de novo.
Não jogue no lixo tudo o que o clube já fez. É comum os cubes “morrerem” no dia 30 de junho e “renascerem” em 01 de julho. Muitos novos dirigentes abandonam tudo o que foi feito pelo Past-Presidente e começam tudo de novo. Aproveite tudo de bom que foi feito. Dê continuidade aos bons programas.
Se for mudar o “foco” do Clube veja se há consenso entre os Associados.
4 - Escolha as atividades de serviço do Clube.
Em geral, as atividades de serviço se concentram em quatro áreas:
a) O Programa Internacional Anual que apresenta os programas que serão enfatizados pelo Presidente Internacional.
b) Atividades tradicionais e em andamento de Lions Clubs International, como Prevenção da Cegueira, Desenvolvimento Juvenil, Cartaz da Paz e assim por diante.
c) Participe dos projetos desenvolvidos pelo seu distrito.
d) Necessidades específicas da sua comunidade.
5 - Designe as comissões:
As comissões são uma forma inteligente de Lions International integrar todos os Associados, pois todos têm chance de pertencer e trabalhar em uma Comissão.
Procure designar pessoas de acordo com suas habilidades e conhecimento, não coloque um médico na Comissão de Estatuto e Regulamentos, ele poderá até aceitar, mas se sentirá mais confortável numa comissão de assuntos de saúde.
Utilize os Vice-Presidentes do Clube para Coordenar as Atividades das Comissões, lembrando que as Comissões têm um Presidente.
Não esqueça os Diretores Vogais. Dê atribuições a eles.
Se o Associado estiver envolvido nas atividades do clube, ele estará se realizando como Leão e não pensará em nos abandonar.
Mais importante ainda, antes de assumir um compromisso com um determinado projeto, examine cuidadosamente os seus recursos tais como tempo, orçamento e apoio de voluntários. Não esqueça: planejar, organizar, executar e controlar.
6. Conheça os formulários:
Embora você não esteja diretamente ligado a eles, é importante conhecê-los. Conheça os prazos, anote e controle.
Procure o Secretário e o Tesoureiro para tal fim, afinal toda a responsabilidade sobre eles, será sua. Estes são os formulários:
6.1 - Informe Mensal de Movimento de Associados (C-23-A):
Para comunicar à sede internacional a situação do quadro social.
6.2 – Relatório Anual de Atividades de Clube (A-I):
É preenchido uma vez ao ano, é usado para relatar as atividades de serviço do clube.
6.3 – Informe de Dirigentes de Clube (PU-101):
Importantíssimo, contém informações para contato com os novos dirigentes.
7. Responsabilidades fiscais:
Há diversos assuntos importantes de caráter financeiro que devem ser tratados ao iniciar o seu mandato.
7.1 - Assuntos Fiscais:
Os Clubes têm personalidade jurídica. Embora tenham isenção de Imposto de Renda, são obrigados a apresentarem a Declaração de Isentos em datas divulgadas pela Receita Federal. Há também a declaração da RAIS – Registro Anual de Informações Sociais, obrigatória em data determinada.
O não atendimento dessas responsabilidades implicará em multas pesadas para o Clube. Anote as datas e controle.
7.2 - Elaboração os orçamentos:
Preparar os orçamentos do clube é uma das responsabilidades mais importantes do tesoureiro, em conjunto com a Comissão de Finanças e com o Presidente do Clube.
PRONTO!
É chegado o momento da posse. Você será o melhor presidente de todos os tempos do clube. Você será um marco importante no clube. Antes e depois do seu mandato. Para isto você vai transformar o clube no melhor do distrito, um clube de qualidade. Você se preparou para isto. Os Associados sabem disso e reconhecem as suas qualidades.
Prepare uma Assembléia Festiva de Posse de gala, lógico, juntamente com o presidente que está saindo. Convide seus amigos, autoridades, Dirigentes Leonísticos e companheiros de outros clubes.
Prepare um discurso escrito, nada de improviso, no qual você vai reafirmar o seu prazer, a sua honra de ser Leão e ainda presidir o seu Clube. Não seja longo. Apresente os planos do clube. Os objetivos e metas a serem atingidos. Seja humilde. Mostre capacidade. Atire a vaidade pessoal no lixo. Seja autêntico. Mostre convicção e persistência. Convoque os associados, a diretoria, os Dirigentes Leonísticos e a comunidade presente para batalharem juntos pelo engrandecimento do Clube.
PRONTO.
Agora você é o Presidente do Clube
Você chegou lá. O clube aguarda suas ordens, sua palavra de comando.
Execute os planos. Una a diretoria e os associados e não espere para iniciar os trabalhos.
1. Presidir reuniões:
É o presidente que dirige todas as reuniões do clube. E começa na sua posse, pois parte da Assembléia será presidida por você.
Prepare o roteiro dessa e de todas as assembléias. Não improvise nunca. Faça das Assembléias Gerais Ordinárias (AGO) e Reuniões de Diretoria momentos agradáveis e produtivos em que os associados tenham prazer em participar. Obedeça aos horários de início e término das reuniões. Observe o Protocolo Leonístico. Os Leões são voluntários, mas poucos têm todo o tempo disponível para o Lions.
Sugere-se um Roteiro que pode ser adaptado pelo Clube:
O Site de Instruções Leonísticas e LEOísticas possui no item Instruções Leonísticas uma instrução completa sobre o Protocolo Leonístico para ser aplicada em uma Assembléia Geral Ordinária (AGO) e Reunião de Diretoria, com o título: PELOS MEANDROS DAS REUNIÕES LEONÍSTICAS. Não deixe de lê-la.
2. Comunicação eficaz:
É vital que as linhas de comunicação entre os membros da diretoria permaneçam abertas, assim como as linhas de comunicação entre a diretoria e os associados do clube, dirigentes do distrito e a comunidade. Use a Internet.
3. Quotas do clube:
A diretoria do clube estabelece o valor da quota mensal dos Associados que será necessária para manter o clube em boa situação financeira. As quotas do clube devem incluir as quotas do distrito e a internacional.
4. Correspondência:
É grande o número de correspondência, que deve ser respondida prontamente e de uma forma profissional para assegurar uma eficiente administração do clube.
5. Associados:
Há diversos assuntos referentes à movimentação de associados, cujas soluções encontram-se no Estatuto e nos Regulamentos de Lions Internacional.
6. Freqüência:
Mantenha o controle da freqüência dos associados, estabeleça regras de compensação de faltas e verifique se os associados preencheram os requisitos de freqüência.
7. Prepare o sucessor:
Não deixe para a última hora. Vá trabalhando alguém como você foi trabalhado para assumir a presidência.
8. Responsabilidades financeiras:
O tesoureiro do clube é responsável pelo envio de diversos pagamentos ao distrito e à sede internacional. Os tesoureiros de clube devem seguir as instruções da Governadoria e de Lions International para garantir que a conta do clube seja devidamente creditada pelos pagamentos efetuados.
9. Cuide das finanças do Clube:
Uma vez por mês ( de preferência na primeira AGO ) o tesoureiro deve apresentar e explicar o balancete financeiro que deve incluir o seguinte:
Detalhes das receitas e despesas durante o período transcorrido desde o último relatório nas contas administrativas e de atividades.
Valores estabelecidos para as despesas.
Saldo de caixa do clube no começo e no final do período.
Total até a data do dinheiro gasto pelo clube em atividades e despesas administrativas em comparação com o total gasto no ano anterior.
Inadimplência
Acompanhamento dos orçamentos.
10. Promova o seu clube:
Um elemento essencial para o sucesso do clube é como ele é visto pela comunidade. Desenvolver e implementar um programa de relações públicas ajudará o clube a ser bem recebido e a contar com o apoio dos membros da comunidade.
A comunicação interna também é muito importante.
Outro instrumento de comunicação que está se tornando cada vez mais importante é o site do clube na Internet. O site pode ser acessado por todos os interessados ligados ao clube direta ou indiretamente.
11. Programe a criação de um novo clube:
É um grande desafio. Mas você só vence se tiver a ousadia de querer vencê-lo. Há vários tipos de clubes, entre eles: Novo século, Universitário e os Clubes Tradicionais. O programa de núcleo também pode ser introduzido em novas comunidades. Você receberá do Governador todo o apoio necessário para essa tarefa, inclusive financeiro.
12. Comitê Assessor e Reunião do Conselho Distrital:
Nos distritos em ambas a presença do presidente é obrigatória e são muito úteis para os dirigentes de clube. Permitem a troca de idéias sobre programas, projetos, atividades de levantamento de fundos, assuntos sobre Associados e oferecem um fórum para estabelecer um relacionamento cooperativo entre os clube
13. O governador de distrito:
O governador faz uma visita aos clubes do seu distrito durante o seu mandato, à nível de região ou clube a clube. É a oportunidade para reforçar o seu relacionamento com o governador. A recepção ao governador deve ser calorosa e é uma ótima oportunidade para ele se dirigir aos associados dos clubes. Durante o ano, os clubes devem informar o governador sobre as suas principais atividades.
14. Participe de convenções:
A participação em convenções sejam elas de distrito, distrito múltiplo e internacional, é uma excelente maneira de aprender mais sobre a associação, de renovar a motivação e de fazer novas amizades.
FINAL DO MANDATO
Chegamos ao final do mandato. Devemos ter o sentimento do dever cumprido. Olhamos o que fizemos ao longo do Ano Leonístico e devemos estar orgulhosos pelas nossas conquistas.
Seja discreto nas comemorações. Lembre-se, seus antecessores também quiseram fazer o melhor. Se você se saiu melhor, seja discreto. Deixe que a comunidade reconheça.
Prepare o relatório da sua Gestão, em dois exemplares. Um para o Clube e outro para você guardar como lembrança.
Prepare o discurso de despedida. Agradeça muito e elogie sempre. Mais uma vez deixe a vaidade de lado.
Se não aconteceu tudo o que foi programado, mas você deu tudo de si, fique com a consciência tranqüila.
APÓS O MANDATO
1. Reconhecimento:
Prepare reconhecimentos aos associados do clube e a todos aqueles que ajudaram o seu clube.
2. Prêmio de Excelência de Presidente de Clube:
O formulário de solicitação do prêmio deve ser preenchido pelo secretário do clube, aprovado pelos respectivos Dirigentes do Distrito e enviado à sede internacional para processamento.
3. Transferência para a nova equipe de liderança:
Assim como você fez um ano atrás, ao consultar o presidente do clube antes da sua posse, os novos dirigentes possivelmente também querem receber orientação sobre as novas funções. Dê a eles as informações necessárias sobre a situação do clube, explique os pontos mais importantes e ofereça qualquer outra sugestão pertinente. É indispensável transferir os registros do clube aos novos dirigentes.
4. Tenha uma bela postura de ex-presidente:
Seja discreto, participativo e colaborador. Contribua. Não critique. Evite: “no meu tempo....” “Quando eu fui Presidente ...”
Continue sendo um CL ativo do seu Clube, sempre pronto a assumir as funções que lhe forem designadas.
Fontes de pesquisa:
Site de Lions Clubs International
Literatura Leonísticas diversas
Minha experiência leonísticas
CL Paulo Fernando Silvestre
Assessor de Comunicação e Divulgação do DMLC
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Assessor de Cultura e Biblioteca Leonística do DLC-2
Editor do Site de Instruções Leonísticas e LEOísticas
www.instrucoesleonisticas.jor.br
Feliz Ano Novo
Há 3 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário