sábado, 1 de novembro de 2008

glaucoma

Informações sobre glaucoma e como poderão ser realizados os testes.

O que é glaucoma?
Conhecido como o "ladrão da visão", o glaucoma é um padrão específico de danos ao nervo óptico (o nervo que envia mensagens visuais do olho para o cérebro) e de perda de campo de visão provocados por várias enfermidades dos olhos. A maioria dessas doenças é caracterizada por pressão ocular elevada. Essa pressão destrói o nervo óptico. Sem o nervo óptico, ocorre a visão tubular e, em seguida, a cegueira. O glaucoma é uma das causas mais comuns e evitáveis da cegueira.

Quais são os sintomas do glaucoma?

Na maioria dos casos, não há sintomas durante os primeiros estágios da doença. À medida que o glaucoma progride, ele danifica lentamente as fibras do nervo óptico do olho, estreitando o campo de visão. Com freqüência, "pontos cegos" no do campo de visão passam despercebidos até que ocorra um dano ao nervo óptico.

Quem tem maior propensão a desenvolver glaucoma?

Pessoas que:
tenham mais que 45 anos de idade;
tenham histórico familiar de glaucoma;
tenham pressão ocular anormalmente alta;
tenham ascendência africana;
tenham diabetes;
sejam míopes;
tenham histórico de uso freqüente e prolongado de esteróides ou cortisona;
sofreram um ferimento ocular.

Como os Lions Clubes podem organizar exames de glaucoma?

Em primeiro lugar, os Leões podem entrar em contato com instituições locais de saúde para verificar se já existe um programa de exames para detecção de glaucoma. Se existir, os Leões podem ser voluntários para ajudar esse projeto comunitário.
Se não houver um programa de exames de glaucoma nas áreas próximas, os Leões podem trabalhar em conjunto com profissionais de saúde locais para providenciar esse serviço.
Organizar um projeto de exames de glaucoma inclui:
verificar as diretrizes médicas e jurídicas locais;
obter serviços de profissionais da área oftalmológica;
conseguir um local para a realização dos exames;
informar a população sobre os exames de glaucoma. Enviar notícias à mídia local, incluindo jornais, estações de rádio e televisão, etc. Criar cartazes apropriados para exibição em instituições de saúde, casas de repouso, asilos, templos de oração, escritórios governamentais e estabelecimentos empresariais e comerciais.
Providenciar o transporte de equipamentos médicos para o local dos exames. Os aparelhos auxiliam os profissionais oftalmológicos a determinar a presença do glaucoma e o avanço da doença.
Providenciar transporte para idosos e outros necessitados.
Auxiliar os oftalmologistas durante todo o processo de exame.
Para obter mais informações, clique aqui para acessar o folheto do Programa de Leonístico de Saúde dos Olhos sobre glaucoma ou entre em contato com o Departamento de Desenvolvimento de Programas, da sede do Lions Clubs International, pelo e-mail: executiveservices@lionsclubs.org.

Nenhum comentário: