sábado, 1 de novembro de 2008

informações sobre a perda da visão

Informações sobre a perda da visão.

A DMRI é muito comum?
Milhões de idosos enfrentam a perda da visão devido à DMRI (degeneração macular relacionada à idade).
Embora essas pessoas raramente fiquem cegas, elas acabam enfrentando dificuldades no desempenho de atividades diárias que exijam visão central, como ler ou dirigir carros.

O que é degeneração macular relacionada à idade?
A mácula é a camada de tecido sensível à luz situada na retina. Essa zona é responsável pela acuidade visual necessária para ler e dirigir.

Como a DMRI provoca perda da visão? A
DMRI ocorre nas condições úmida e seca. A DMRI de progressão lenta ou seca afeta 90% das pessoas que têm a doença. Conforme as células da mácula sensíveis à luz se degeneram, a visão central - ou acuidade visual - deteriora.
A DMRI de progressão rápida ou úmida afeta 10% das pessoas que sofrem com a doença e é responsável por 90% dos casos de perda grave de visão. Essa enfermidade ocorre quando vasos sangüíneos novos e frágeis se desenvolvem atrás da mácula. Esses vasos sangüíneos com freqüência vazam sangue e fluidos, que provocam perda rápida da acuidade visual.

Quem está mais sujeito à DMRI?
Pessoas acima dos 75 anos de idade correm maior risco de desenvolver DMRI. Além disso, o risco é maior entre:
> mulheres (de acordo com alguns estudos);
> Fumantes;
> pessoas com histórico familiar de DMRI;
> indivíduos com níveis elevados de colesterol no sangue.

Quais são os sintomas da DMRI?
Visão ligeiramente embaçada é o sintoma mais comum da DMRI. Linhas trêmulas ou um ponto cego no centro do campo de visão são outros sintomas.

Como os médicos podem detectar a DMRI?
Os oftalmologistas podem:
> Utilizar um quadro ocular.
> Dilatar as pupilas dos olhos.
> Detectar a presença de depósitos amarelos na retina, conhecidos como drusas.
> Utilizar um teste da tela de Amsler.
> Introduzir pigmentos nos vasos sangüíneos. O pigmento revela os vasos sangüíneos que vazam na retina. Esse procedimento é conhecido por angiografia fluoresceínica.

Qual é o tratamento para DMRI?
Cirurgia a laser pode ajudar em alguns casos de DMRI do tipo úmido. O procedimento envolve apontar os feixes de luz de alta energia para os vasos sangüíneos que vazam.
Ainda não há um tratamento eficaz para DMRI do tipo seco.

A DMRI pode ser prevenida?
Atualmente, não existe prevenção para a DMRI.

E se a DMRI já afetou a sua visão?
Acessórios para vista cansada estão disponíveis para ampliar sua visão. Clique aqui para obter informações sobre acessórios para vista cansada, encontradas na página Serviços de apoio para cegos e deficientes visuais neste site.
Os Lions Clubes podem ajudarGeralmente, os Lions Clubes conseguem organizar a realização de exames visuais gratuitos, realizados por profissionais da área oftalmológica. Esses exames podem detectar a DMRI nos estágios iniciais.
Para obter mais informações, entre em contato com o Departamento de Desenvolvimento de Programas na sede internacional pelo e-mail: executiveservices@lionsclubs.org.

Nenhum comentário: