terça-feira, 11 de novembro de 2008

IIª REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL DO DISTRITO LD-5

IIª REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL DO DISTRITO LD-5

No último dia 8, foi realizado na cidade de Toió-Sc, a reunião do Conselho Distrital do Distrito LD-5. A CªL Ester Giraldi presidiu o encontro que contou com mais de 400 Companheiros(as) Leões, Domadoras, Filhotes e convidados.
Para que conheçam um pouco da história daquela encantadora cidade, registramos abaixo alguns dados.
Ex-Oficial alemão, o então engenheiro Emílio Odebrecht, no ano de 1861, e seus oito companheiros, quatro alemães e demais soldados brasileiros, partiram de Blumenau em expedição pela mata virgem do Alto Vale do Itajaí. Enfrentando todo tipo de dificuldade, Odebrecht e sua comitiva, acamparam na barra do rio Taió em 1874.
Nessa ocasião o desbravador efetuou as primeiras medições no que é hoje o município de Taió. Pisando em terras taioenses, catequistas de índios, caboclos e caçadores, mais tarde fizeram uso da primeira picada para o Planalto Catarinense, aberta por Emílio.
No início do século, inúmeras famílias dos campos de Lages, inconformadas ou perseguidas pela Guerra do Contestado, resolveram mudar para novas terras. Assim, Ramiro Goetten se estabeleceu em Pinhalzinho, Juvêncio Alves de Jesus em Barra Grande, os irmãos Rauen em Laranjeiras e a família Custódio na localidade de Paleta. Em 1916 Eugênio Grewsmuller fez a primeira derrubada, onde hoje é a sede da cidade. No entanto, a ocupação das terras ocorreu de fato no ano de 1917, com a chegada de inúmeros descendentes de alemães. Em 1920, Luiz Bertoli Sênior, terminava a ligação rodoviária entre Taió e Bela Aliança, hoje Rio do Sul. Os italianos chegaram em 1921, após a conclusão da ligação rodoviária. A partir de então, várias correntes migratórias fluíram ao local, dadas a boa qualidade das terras e madeira que havia em abundância. Intrigante é o nome do município. Embora na época da colonização os recursos para registros eram eficazes e confiáveis, permanece até hoje em penumbra a origem do seu nome. Tayó, que mudou para Taió com a nova ortografia, atiça a curiosidade dos pesquisadores em busca da verdadeira origem do nome.
Há três versões correntes. A primeira e mais aceita é aquela que tem a sua origem na folha de "taiá" ou "taioba, muito em voga na região. Outra versão é que Taió na língua indígena significa "Pedra Grande" ou Morro Grande - talvez em alusão ao Morro Funil, segundo maior o Estado, com 1555 metros, que outrora pertencia ao município. E a última versão alega que Taió provém de Taiá - uma comida típica dos índios, que hoje ainda é apreciada pela população.

Registros Fotográficos da IIª Reunião do Conselho Distrital













































Um comentário:

Anônimo disse...

O número de participantes não deve ter passado de 100! alguém exagerou nesses números... parece que está se tornando costume neste distrito simular números que não existem... lamentável...