Semana de Doação de Orgãos
O Banco de Olhos conta com apoio da Administração Municipal e através de convenio realiza 600 consultas mensais para pacientes encaminhados pelos postos de saúde da cidade. Para realização de todas as etapas do processo de captação que vão desde o contato com a família do possível doador até a captação efetiva, tratamento e armazenamento do tecido, o BOM desfruta de uma estrutura e equipamentos próprios, localizados em sua sede.
Como causa e conseqüência ainda tem o desconhecimento dos serviços prestados pelo BOM por grande parte da sociedade da região, o que dificulta e muito a prospecção de recursos para campanhas de conscientização e esclarecimento dos preconceitos com relação à doação de órgão, em especial a de tecidos como a córnea, um dos grandes problemas detectados.
Público atingido
Apesar de estar localizado em Mogi das Cruzes, o BOM atende toda a região do Alto Tietê, abrangendo municípios de Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Englobando um público de 1.437.787 potenciais usuários dos serviços do Banco de Olhos.
Objetivos e metas
Objetivo da campanha foi despertar o sentimento de nobreza no público e o quanto o gesto da doação representa um ato de amor, reconhecimento e elevação moral. Tivemos como meta, durante a campanha um aumento de 100%, tanto no número de procura e pedidos de informação, quanto no número de córneas captadas.
Tipo de campanha
A campanha foi recordatória e conceitual, pois se trata da quebra de paradigmas culturais que só podem ser obtidos com esforços constantes na mídia.
Função da Campanha
O propósito da campanha foi vender uma nova postura diante da perda de um ente querido, sendo assim fixando um novo hábito e quebrar preconceitos.
Estratégia de Mídia Ultilizadas
Como meio básico: TV Diário( Rede Globo)
Como meio de apoio: Outdoor, jornais e panfletagem na rua.
Como meio complementar: Revistas, rádio, palestras e cartazes.
Revista
Revista Mogi News
Revista Opinião
Jornal
Jornal Mogi News - tiragem 12.000/dia
Jornal O Diário de Mogi - tiragem 18.000/dia
Jornal A Cidade de Arujá - 6.000 / dia
Jornal Sete - tiragem 25.000/semanal
Jornal A Semana- tiragem 8.000/semanal
Rádio
Rádio Metropolitana
Ações
• Palestras desenvolvidas em UB´s e PSF´s referente conscientização de doação de córneas de córneas com apresentação de cartazes e panfletos,
• Atuação em hospitais com divulgação indireta como camisetas,
• Encartes em jornais e revistas de grande circulação na região divulgando dados de contato,
• Cadastro de novos doadores,
• Entrevistas para jornais e TV´s da região.
TEXTO - SPOT EM FORMA DE TESTEMUNHAL
Cliente: Banco de Olhos de Mogi das Cruzes
Título: “Veja a vida com bons olhos”
Duração: 30``
Voz 1 :
Olá, sou Dudu Braga, produtor musical e apresentador de rádio e TV.
Sou deficiente visual, mas eu enxergo. Eu vejo o mundo de outra maneira. Com outros olhos, sem preconceito. E é por isso que eu estou aqui. A doação de órgãos é um ato de amor. Mas a falta de conhecimento e o preconceito dificultam a obtenção de doadores. Principalmente doadores de córnea. Converse com sua família, deixe clara sua intenção de doar córnea.
Veja a vida com bons olhos. Sem preconceito.
(Efeito: Mute temporal/espacial)
Voz 1 (Mário Julio):
O Banco de Olhos de Mogi aguarda a sua ajuda. Ligue e se informe. 4799-6333.
Outdoor
“A principal orientação da campanha, com base na legislação atual, é a de que a pessoa interessada em fazer doação deve comunicar essa decisão aos familiares. Em caso de morte cerebral, cabe à família dar a autorização para a retirada de órgãos e tecidos. Portanto, para se tornar um doador é necessário conversar com os familiares e deixar claro o desejo, não é preciso deixar nada por escrito, mas eles devem atender à vontade do doador e autorizar a doação por escrito após a morte”
BANCO DE OLHOS DE MOGI DAS CRUZES
Rua Barão de Jaceguai, 1148
Cep.: 08710-160 – Centro – Mogi das Cruzes – SP
Fone/Fax: (11) 4799-6333 – Abordagem 24 Horas
Este foi um resumo que realizamos entre os dias 18 de agosto e 27 de setembro
Feliz Ano Novo
Há 3 anos