quinta-feira, 9 de outubro de 2008

CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA DE LIONS.


CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA DE LIONS.


Uma pequena, mas importante partícula da história do LIONS INTERNATIONAL, começou com a reunião de Clubes Independentes, em 07 de junho de 1917 e continuou com a primeira Convenção realizada de 08 a 10 de outubro de 1917, com a fundação Oficial do Lions International, gravada em nossa memória com a oficialização de 10 de outubro de 1917, como sua data.
O LIONS foi crescendo e disseminando-se através do mundo, até que, e somente, chegou ao Brasil quase 36 anos depois, ou seja; em 16 de abril de 1952 com a fundação do primeiro Clube de Lions brasileiro, privilegiando a cidade do Rio de Janeiro, graças ao CL Armando Fajardo, fundador do Lions Nacional, e que veio a merecer os títulos de “Leão nº 1 do Brasil” e “Patrono do Leonismo Brasileiro”. Seguiu-se a expansão brasileira com a fundação, no mesmo ano de 1952, em São Paulo, no dia 23 de julho, do Lions Paulista e no ano seguinte, 1953, no dia 21 de março, Salvador foi agraciada como Sede do terceiro Clube de Lions brasileiro.
Aliás, Salvador abrigou, de 28 a 30 de maio de 1954, a realização da primeira Convenção Nacional , repito NACIONAL, de Lions Clubes, quando o Brasil já contava com a significativa existência de 20 (vinte) Clubes. O Lions não mais parou de crescer no mundo e, particularmente, no Brasil, seu crescimento, ininterrupto, gerou a provocação do desmembramento do Distrito Múltiplo “L”, denominação que caracteriza o LIONS INTERNATIONAL em nosso País, de maneira que hoje existe, praticamente, considerável número de Distritos, mas mantendo inabalável a união leonística Nacional e Internacional, destacando que o primeiro presidente brasileiro do LIONS INTERNACIONAL, no AL 1976-1977, foi o CL João Fernando Sobral, membro do Lions Clube de São Paulo Belém.
Nosso Código de Ética e nossos Objetivos de Lions continuam imutáveis desde a sua aprovação em 1918, e registramos que o nome oficial da nossa Organização Leonística é THE INTERNATIONAL ASSOCIATION OF LIONS CLUBS, que se traduz para o Português por: ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES, que constitui uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, com sede no município que lhe empresta o nome, filiada à Associação Internacional de Lions Clubes, a cujos Estatuto, Regulamentos, Regimentos, Instruções e Recomendações se subordinará, assim como às decisões e recomendações nascidas nas Convenções Internacionais, Nacionais e Distritais dos Lions Clubes e demais órgãos credenciados pela International Association Of Lions Clubs, cuja história nos honra, sobre maneira.

CL Ivann Krebs Montenegro
–Assessor de Formação de Líderes (ACEL Distrito LA 2)
1º Secretário do Lions Clube Itabuna Centro
Itabuna - BA

LIONS: 91 ANOS DE SUCESSOS

matéria publicada na APLIONS


Hoje, 10/10/2008, comemora-se os 91 anos de fundação da Associação Internacional de Lions Clubes, que teve como primeiro presidente o Dr. William P. Woods e secretário Melvin Jones, cargo que ocupou até sua morte em 1° de junho de 1961.

Nestes 90 anos, a entidade formada por homens e mulheres imbuídos no Servir desinteressado, que estão aptos a realizar atividades, voltados ao engrandecimento de nossa sociedade e valorizar o ser humano, tem se destacado como a maior Organização Não Governamental do mundo, respeitada e admirada por líderes de todas as nações. A histórica convenção do Lions ocorrida em Dallas, de 8 a 10 de outubro de 1917, onde trinta e seis delegados, representando 22 clubes de nove estados, aprovaram a designação "Lions Clubes" e o estatuto, regulamentos, objetivos e o Código de ética foram referendados.

Em três anos, a associação tornou-se internacional, com a fundação do primeiro clube no Canadá e no decorrer dos anos, a expansão internacional continuou com a fundação de novos clubes, especialmente na Europa, Ásia, África, América do Sul e Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Com o discurso de Helen Keller na Convenção Internacional em 1925, ela desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão", com o envolvimento dos Lions Clubes no atendimento aos cegos e aos deficientes visuais.

Com o grandioso Programa de Visão, o Lions Clube Internacional, tem compromisso com os jovens, o trabalho para melhorar o meio ambiente, construção de casas para os deficientes, conscientização acerca da diabetes, programas auditivos e através da Fundação oferecer auxilio às vitimas de catástrofes em todas as partes do planeta. Os associados formam uma rede internacional com 1,3 milhão de homens e mulheres, distribuídos em 200 países e regiões, trabalhando desinteressadamente para responder as necessidades enfrentadas pelas comunidades em todo o mundo. Nestes 91 anos, o Lions reafirma o compromisso de conservação da visão, através do programa internacional SightFirst e do dia mundial da Visão, em parceria global com órgãos das Nações Unidas, organizações oftalmológicas, filantrópicas e profissionais da área de saúde. Com a coleta e reciclagem de óculos que são distribuídos aos países em desenvolvimento, especialmente em maio, que é o mês do programa leonístico de reciclagem em prol da visão. A Associação Internacional se modernizou, com a inclusão de Jovens(LEOs) e o reconhecimento da Companheira Leão, que muito tem colaborado para o engrandecimento do movimento que abraçamos. Na ampliação de sua atuação internacional, o Lions Clube colaborou com as Nações Unidas a construir as seções de organizações não governamentais, em 1945, e continua mantendo cadeira cativa e sua posição de caráter consultivo junto a ONU.

No mês em que se comemora a fundação da associação, foi escolhido para a afiliação de novos associados, todos os meses são importantes, mas cabe destacar a preocupação de Lions Internacional com o programa de aumento de sócios, durante o mês de outubro, portanto, vamos realizar no Brasil o maior aumento de novos companheiros e companheiras, para que tenhamos mais corações dispostos ao serviço leonístico e contribuir para o fortalecimento dos Clubes, dos Distritos e de Lions Internacional. Os Lions Clubes do Brasil sempre se destacaram e são reconhecidos pela Diretoria de Lions Internacional, formadores de grandes Leões, de grandes campanhas e de companheirismo, onde a cordialidade, a amizade é o elo de união entre os associados dos Clubes brasileiros. Nas comemorações dos 91 anos da Associação Internacional de Lions Clubes, não podemos esquecer de importantes companheiros que participaram ativamente da diretoria internacional, destacamos: O CL João Fernando Sobral - que ingresso no dia 9 de maio de 1960, no Lions Clube de São Paulo-Belém, onde exerceu todos os cargos estatutários na hierarquia leonística, eleito em 1969 Diretor Internacional e na Convenção Internacional de Miami Beach(1973), foi eleito 3º Vice-Presidente Internacional, em 1974, em São Francisco, foi eleito 2° Vice-Presidente e em Dallas (1975) foi eleito 1° Vice-Presidente e finalmente em 1976, em Honolulu, eleito Presidente Internacional, sendo o primeiro brasileiro e o segundo sul-americano a ocupar o mais elevado cargo do leonismo internacional.

O CL Augustin Soliva, ingressou no leonismo no Lions Clube Oswaldo Cruz-SP, transferindo-se para o Lions Clube de São José dos Campos-Centro, também com destacada atuação leonística, ocupando todos os cargos em nível de clube, de distrito, na diretoria internacional, galgando o cargo de Presidente Internacional em 1996, sendo o segundo brasileiro a ocupar o cargo mais elevado na Associação Internacional. E atualmente através da CªL Rosane Teresinha J. Vailatti do Lions Clube de Jaraguá do Sul- Centro – Distrito LD-5 , o Brasil é representado na Diretoria Internacional, como a primeira mulher brasileira o ocupar um importante cargo Leonístico, eleita que foi na Convenção Internacional de Lions Clubes, realizado em junho último em Bancok. No Brasil, somos mais de 35 mil companheiros, muito abaixo de anos anteriores, quando chegamos ao número superior a 40 mil Leões, mas infelizmente, com o passar dos anos, muitos faleceram, outros deixaram o movimento e não tivemos forças para arregimentar novos associados, mas se abrirmos o e que, na idade mínima exigida de futuros associados, por certo teremos renovação de idéias e as atividades leonísticas retornarão ao patamar das décadas 60/80, com a pujança de nossas jaulas. O Presidente Internacional CL Al Brandel, com o lema: "Milagres Através do Serviço", e é com as atividades dos clubes a comunidade que surgirão futuros candidatos Leões e o Milagre do aumento de associados por certo ocorrerão. São 91 anos de sucesso, de trabalho, de desprendimento, de amor ao próximo, sempre tendo em vista o Código de Ética do Leão: "...

Decidir contra mim mesmo no caso de dúvida, quanto ao direito ou à ética de meus atos perante meu próximo. Ser cometido na critica e generoso no elogio; construir e não destruir...". *

CL Luiz Mar Sória/Cal JaciraLions

Clube de Porto Belo Bombinhas - Costa EsmeraldaDistrito LD - 5 - SC

Nenhum comentário: