segunda-feira, 16 de março de 2009

CL ze do pedal chega a Bamako

Brasileiro chega ao Mali rumo a Copa de 2010

Enfrentando temperaturas superiores a 42 graus, o brasileiro José Geraldo de Souza Castro, (Zé do Pedal), 51, chegou a Bamako, capital do Mali, em sua primeira escala da segunda etapa (Dakar-Lagos) de sua viagem, em um kart a pedal, preparado especialmente para a viagem pela empresa holandesa Berg Toys, rumo a Africa do Sul; onde pretende assistir a Copa do Mundo de Futebol:

Zé do Pedal, que saiu de Paris no dia 10 de maio de 2008, ja percorreu 8 paises, 8000 quilometros e pretende chegar a Joanesburgo dia 15 de junho de 2010, foi recebido nesta cidade pelos membros do Lions Clube, Bouba Diarra, Cheickna DIAWARA e Deidia KATARA. O objetivo da viagem é chamar a atencao da comunidade internacional sobre dois dos maiores problemas que afetam a visao, principalmente criancas ; Catarata e Glaucoma, e sobre o grande projeto mundial de combate a cegueira evitavel do Lions Clube Internacional, a campanha Sigth First.

O Lions Clube Clube Internacional, uma organização não governamental reconhecida pelas Nações Unidas (e membro consultivo da mesma) foi criado em 1917, gracas as preocupações sociais de um empresário de Chicago, MELVIN JONES, e, apenas três anos depois da sua fundação, em 1920, a Associação tornou-se internacional quando o primeiro clube foi fundado no Canadá.
O serviço altruista é desde início o principal desígnio da Associação que conta, atualmente, com mais de 1,4 milhão de sócios, homens e mulheres, que integram cerca de 46.000 clubes localizados em mais de 200 países :
Mercê do apelo lançado por Helen Keller em 1925 na Convenção Internacional em Cedar Point, Oiho, nos EUA, os Lions Clubes tornaram-se nos paladinos dos cegos e deficientes visuais, lançando em 1990 a sua extraordinária campanha "Sight First".
No Mali, o Leonismo nasceu em em 13 de Janeiro de 1958 com a criação do Clube Sokala Bamako. Levou 34 anos para ver o nascimento de outros Lions clubes, como o Bamako Melina (essencialmente Feminino), Yeelen Bamaco, Sigui Bamaco, Sikasso DEME, Phoenix Bamaco e Caïlcédrat Bamako : O pais possui ainda dois Leos Clubes. Assim como nos demais paises, os Lions Clubes do Mali leva a cabo ações em larga escala na luta contra a cegueira evitável e reversível e ; gracas a acao da Fundacao Lions Clube Internacional (LCIF, siglas em ingles) foi investido mais de 5 milhões de dolares em renovação (ou construcao) de escolas e edifícios hospitalares e doacao de equipamentos hospitalares e a formação de estudantes e especialistas, tambem sao feitas campanhas de conscientizacao, atraves de radios comunitarias e construcao de latrinas no meio rural.


Outras frentes de trabalho do Clube no Mali inclui a luta contra a diabetes, tuberculose, esquistossomose ; suporte para nao videntes, leprosos e doentes mentais e a construcao do SOS Children's Village, para criancas em risco. Na area do meio ambiente, outra grande area de atuacao do Lions Clube internacional, os Clubes do Mali realizam plantação de árvores.

Nenhum comentário: