terça-feira, 17 de março de 2009

SEMINÁRIO LEONÍSTICO NO LC 12

OBSERVATÓRIO – CXXV
www.barbacenaonline--com.br
Newton Siqueira de Araújo Lima

I – SEMINÁRIO LEONÍSTICO

Promovido pela Região F, de que sou presidente, do Distrito LC-12 de Lions Clube, o Seminário Leonístico foi uma verdadeira aula de civismo e de conhecimentos gerais. Ocorreu dia 14 de março corrente, na Cabana da Mantiqueira.
Foram duas palestras da mais alta relevância, a que compareceram os Leões e Domadoras do Lions Clube de Barbacena e de Santos Dumont. Pena que, por motivos de força maior e de compromissos anteriormente assumidos, outros Clubes da Região não se fizessem representar.

A primeira, ministrada pelo Major PM Cláudio César Trevisani, comandante da 13ª Companhia de Trânsito Rodoviário e Meio Ambiente, versou sobre Trânsito, que, em Minas Gerais, rouba anualmente de nosso convívio milhares de brasileiros em nossas rodovias, e Meio Ambiente – tema que se destaca em todo o mundo por sua momentosa atualidade e que tem sido discutido pelas lideranças mundiais como preocupação constante pelo futuro da terra. Utilizando meios modernos de comunicação vocal e audiovisual, o Major Trevisani discorreu, com muita propriedade e inteiro conhecimento do assunto, sobre o sistema organizacional de sua Companhia, que atende a 61 municípios em sua jurisdição e que conseguiu reduzir em 12% o número de acidentes nos dias de feriados prolongados.. Com relação ao meio ambiente, fez importantes revelações sobre o que tem sido feito para evitar o desmatamento em nossa região, a fiscalização dos recursos hídricos e a contínua preocupação por sua defesa através de órgãos conveniados à sua entidade.

A segunda palestrante, a Professora e Odontóloga Maria Eugênia Tollendal, constante e itinerante idealista pelo mundo afora, brindou-nos com com uma bela e proveitosa exposição de suas experiências em viagens por este mundo de Deus. Falou sobre a Ética como infraestrutura da Liderança, ressaltando a figura de Cristo – o maior líder que já apareceu sobre a face da terra e cujo objetivo ´principal foi “servir e não ser servido”. O líder ´é um servidor, disse ela. Fazendo referência ao Lions – um clube de líderes na comunidade onde atua, ressaltou o papel de cada um e sua responsabilidade como cidadão consciente. Utilizando também os modernos meios de comunicação vocal e audiovisual , fez um relato de como o Líder pode e deve atuar na comunidade, nestes tempos em que a Ética é apenas uma referência e não uma filosofia de vida. Conversou com a platéia atenta e dela arrancou aplausos demorados pela beleza de sua exposição. Sua simplicidade e sua maneira de ser cativaram a assembleia , envolvida em atmosfera de radioso civismo.
Foi uma manhã de puro sol.

II – “MEU SANTO PROTETOR”
Na sede da Associação Médica de Barbacena, no Centro de Memória Belisário Pena, aconteceu dia 13 deste o lançamento do livro “Meu Santo Protetor”, do prezado amigo e diligente pesquisador, Dr. Geraldo Barroso de Carvalho. Aberta a sessão, usou da palavra o distinto amigo, Dr. Eloy Henrique Dutra Câmara, membro do Colégio de Cirurgiões de Minas Gerais e representante o Presidente da Associação Médica de Minas Gerais, que fez a apresentação do autor em breves e oportunas considerações, ressaltou a personalidade do Dr. Geraldo Barroso e disse que sua cultura invulgar só era suplantada por sua estrema modéstia. O Dr. Geraldo Barroso relatou em ligeiras palavras o conteúdo de sua obra (a platéia estava ansiosa por adquirí-la) e reportou-se a tempos imemoriais,em que se cultuavam ídolos pagãos contra pestes e calamidades. A biografia resumida de 118 santos protetores vem disposta em ordem alfabética e é acompanhada de comentários com certa dose de irreverência e bom humor.
È mais uma obra do Dr. Geraldo Barroso de Carvalho, em que, no meu entender, desponta “Doenças e Mistérios de Aleijadinho” – uma análise profunda e científica sobre a vida do grande escultor da antiga Vila Rica. Parabéns! É justo ressaltar o enriquecimento da obra com o projeto gráfico , ilustrações e capa pelo talentoso e criativo artista plástico Edson Brandão, a quem também cumprimentamos por seu belo trabalho.

Nenhum comentário: