sexta-feira, 27 de março de 2009

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Introdução:

Piracicaba, município situado em importante bacia hidrográfica, com fortes referências culturais, diferentes habitats, diferenciados tipos de solos, rico em mananciais, deve buscar projetos com objetivos de sustentabilidade local através do resgate e aplicação de sua cultura, de seus valores sócio-ambientais, de busca na redução, reutilização e reciclagem dos recursos naturais.

Objetivos do Projeto:
 Organizar pequenos cursos e atividades de educação ambiental, tendo como finalidade a preparação e elaboração de agenda ambiental local e o exercício de papel de liderança cidadã na comunidade.
 Engajar os participantes no processo de conscientização sobre o meio ambiente, em seu entorno social, cultural e ecológico a saber:
• Campanhas de conscientização sobre o lixo.
• Conservação da natureza circundante (mananciais, flora e fauna, parques, jardins,ruas, praças, etc...)
• Preservação dos valores éticos, estéticos e culturais da comunidade.
• Valorização do trabalho artesanal que envolva a redução, reutilização e reciclagem dos recursos naturais.
• Alternativas de geração de renda.

 Organizar e ampliar rede de comunicação entre grupos ligados a questão ambiental, ONGS de defesa do meio ambiente, governos, a fim de que se mantenha diálogo, troca de experiência, intercâmbio.
 Promover encontros, seminários, fóruns, cursos e quaisquer outras formas de educação ambiental realizando diálogo intra e inter-comunitário, entrelaçamento de amizades, ampliação de conhecimento pessoal e compartilhamento de experiências.


Metodologia:

Realização de diagnóstico nas diferentes comunidades com a devida tabulação de resultados e análise dos mesmos. A população-alvo deverá compreender tanto a periferia como o centro urbano envolvendo as pastorais, centros comunitários, associações amigos de bairro, clubes de serviço, e outros.
Os procedimentos deverão ser pautados dentro de quatro grupos temáticos levando-se em consideração a metodologia de ação-reflexão.Assim sendo, o projeto deverá desenvolver-se nos seguintes temas:

1. Ecologia – Processo histórico da raça humana e a natureza.
2. Arte e artesanato – (Geração de renda).
3. Plantas Medicinais e Culinária.
4. Oficinas de reaproveitamento dos recursos retirados do lixo (Geração de renda).

Dentro das ações esperadas como oficinas de trabalho, cursos, seminários, feiras de cultura e cidadania, fóruns de debates etc..., trarão subsídios de forma sistemática trimestralmente para que se possa desenvolver boletins informativos e material áudio-visual em power-point, multimídia a fim de que se utilize posteriormente em conscientização ambiental em outras comunidades.

O projeto estará composto de quatro etapas:

1. Primeira etapa: - Divulgação da idéia do projeto, contatos com a comunidade e comprometimento das entidades da comundidade. – (Prazo: 3 meses)
2. Segunda etapa: - Diagnóstico, tabulação e análise de resultados. – (Prazo: 3 meses)
3. Terceira etapa: - Intervenção – Dentro dos grupos temáticos acima citados. (Prazo: 18 meses)
4. Quarta etapa: - Avaliação – Embora a avaliação deva ser processual, periódicamente efetuada mensalmente, também deverá ter-se avaliação final conclusiva que norteará a continuidade das ações futuras. (Prazo: 3 meses)

Nenhum comentário: