quinta-feira, 26 de março de 2009

NÃO DEVEMOS BANALIZAR O LIONS

NÃO DEVEMOS BANALIZAR O LIONS
PDG Pedro Celso Soares Teixeira
Distrito LA-3

Aprendi e formei conceito nesses 32 anos de leonísmo que o Lions é coisa séria. Não é em vão que a maior Organização de Serviço do mundo foi conceituada desta forma. A seriedade como são desenvolvidas suas atividades o colocou neste pedestal. Seu embasamento está fundamentado em Propósitos bem estabelecidos e num Código de Ética perfeitamente elaborados.
Não tenho dúvidas de que constituímos uma elite, pelos propósitos nobres que temos, pela lisura com que tratamos nossos assuntos e pelo destaque que temos na sociedade. Nossos clubes são constituídos de pessoas, homens e mulheres, pinçados das comunidades que atuamos de forma seletiva e cuidadosa. Seguimos um protocolo estabelecido, que demonstra a todos que nos vêem, a importância que somos e a seriedade que temos e tratamos os assuntos da Associação Internacional de Lions Clubes. Nós, Associados, temos o dever estatutário de tratarmos os assuntos da nossa Associação com impecável lisura e seriedade.
É uma pena. Estamos vendo a cada dia, o pouco caso se instalando, princípios fundamentais do leonismo sendo desprezados e o interesse pelo aplauso falando mais alto do que o serviço desinteressado. A olhos vistos, observamos o voluntariado sendo executado de forma vulgar e promocional. É o Lions se transformando num trampolim para suprir deficiências pessoais adquiridas.
Lions Internacional de forma sábia e propósitos nobres, estabelece normas e diretrizes perfeitas. Tudo muito bem pensado na elaboração do protocolo leonístico: roteiro de reuniões; posse de novos associados; constituição de um novo clube; a formação de um núcleo; criação de um clube universitário; adoção da modalidade de sócio estudante e tudo mais. Cada uma dessas iniciativas enseja conhecimento de como ser desenvolvida e tratada para garantir a qualidade esperada por Lions Internacional e conseqüente valorização dos nossos trabalhos perante a sociedade. Nada pode ser feito de forma irresponsável e vulgar.
Vou comentar ligeiramente apenas duas ações das citadas acima. Formação de um Núcleo e o que venha a ser um Sócio Estudante:
O Núcleo é um embrião de um novo Clube. Agregado ao Clube Matriz, pode ser criado com um número pequeno de associados, os quais tomam posse em solenidade protocolar como um associado do clube matriz, porém caracterizado como pertencentes ao núcleo. O núcleo se desenvolve qualitativa e quantitativamente junto ao clube matriz até atingir o número de 20 ou mais associados, quando então se desliga e se transforma em um Novo clube. É importante dizer que enquanto núcleo ele não é totalmente independente, recebendo, consequentemente, orientação direta do clube matriz.
O Sócio Estudante é uma modalidade nova de associado. Lions Internacional define: “Os estudantes matriculados em instituições de ensino e com idades entre a maioridade legal e 30 anos que se associarem a um Lions Clube pagam apenas metade das cotas internacionais e ficam isentos das jóias de admissão”.
O objetivo maior é: “Para posicionar o Lions como a força humanitária de vanguarda com líderes-chave para o futuro, Lions Clubs International, com determinação, está visando mais de 58 milhões de universitários só nos Estados Unidos e outros milhões mais no mundo inteiro como público-alvo. O Programa Sócio Estudante é destinado a incentivar a participação de estudantes e garantir o dinamismo do envolvimento de estudantes no Leonismo. Este programa ampliará os nossos esforços de recrutamento e dará a mais estudantes a oportunidade de ingressar na associação. “
Como está claro, o Sócio Estudante é um associado que deve ser integrado ao Clube através de um preparo antecipado e uma solenidade de posse como qualquer um outro associado.
Queremos lembrar que esta iniciativa de Lions Internacional não é simplesmente uma atividade de um Clube de Lions, é como está claro acima, nas definições de Lions Internacional, uma modalidade de novos associados. Nenhuma pessoa poderá portar o símbolo do Lions sem a ele pertencer.

É necessário conhecer detalhadamente todos esses programas para que a imagem da Associação Internacional seja preservada e sempre considerada o exemplo de Maior Associação de Clube de Serviço do mundo.
Não podemos deixar de lado critérios éticos e muito respeito as normas e regras de Lions Internacional para que tenhamos o direito de portar na lapela este grande símbolo que nos caracteriza como associado desta grande organização.
Estas são as minhas humildes contribuições para a melhoria da qualidade dos nossos serviços.

Março/2009

Nenhum comentário: