quinta-feira, 2 de outubro de 2008

COLUNA DE LIONS INTERNACIONAL PUBLICADA NO JORNAL DIARIO DA MANHA DO DIA 29/09/2008 NA CIDADE DE PELOTAS

Criado por PIPs, Diretores Internacionais e Ex-diretores para modernizar, dinamizar e aumentar os Lions Clubes no mundo, o Programa Leonaes Adelante tem como objetivo principal interromper a onda de baixa de associados e reverta-la. Para isso, o Leones Adelante visa implantar estratégias de retenção de sócios, divulgarem as ações dos Clubes e até mesmo discutir mudanças para que o FOLAC seja mais produtivo e objetivo em suas ações.
A idéia surgiu durante uma reunião de trabalho dos diretores e PIDs no FOLC de Quito, Equador, em janeiro de 2008. O PIP Augusto Soliva nomeou uma comissão composta do ID Sebastião Braga (Brasil) e dos PIDs Enrique Fadul Estefan (Colômbia), RodolfoGil Paleari (Paraguai), José Aguilar (Colômbia) e Zander Campos da Silva (Brasil) para apresentar um estudo sobre os problemas do leonismo e buscar maneiras para resolve-los e melhorar o movimento, com a meta de conquistar mais 82 mil membros nos próximos dez anos na América Latina.
Os Leões decidiram, então, formar pequenos grupos geográficos, com apoio financeiro para despesas de viagem, hotel, alimentação, correio e telefone para Clubes ou grupos onde já existiu Lions Clubes, mas interromperam suas atividades ou nunca existiu. Trata-se do Comitê de Aumento e Retenção de Membros, o primeiro dos cinco comitês criados. Este comitê estabelecerá o aumento de um membro para cada três da equipe. Promoverá capacitação de mulheres, ex-leos e ex-castores, no caso do Brasil, além de adultos com idade inferior a 50 anos. Os clubes só admitirão novos membros com a idade inferior a 50 anos. Os clubes só admitirão novos membros depois de três meses de participação e freqüência a atividades, reuniões, seminários, convenções, etc.
O 2º Comitê é o de Atividades e Planejamento, com a função de difundir as políticas leonisticas mundiais para Clubes e Distritos. Cada Clube se concentrará em um projeto central de inclusão social e melhorará suas relações públicas. O 3º Comitê, de Administração Leonística, visa acabar coma desorganização existente em muitos clubes. O 4º, de Liderança e Treinamento, tratará de orientar governadores, vice-governadores, assistentes e a equipe ACEL/REAL nos Distritos e Sub-distritos, além de dedicar mais atenção e promover capacitação dos presidentes dos Clubes, criar comitês nacionais e em Distritos Múltiplos, criar uma estrutura que possibilite o estudo das diferenças sociais de uma comunidade.
Por fim o 5º Comitê, de Publicidade e Relações Públicas, deverá incentivas as atividades dos Leões, trabalhas junto nos meios de comunicação, desenvolver programas que envolvam a comunidade e oferecer atenção especial aos presidentes de Clubes. De acordo com o programa, cada governador escolherá os cinco melhores Clubes de seu Distrito, de acordo com cada categoria de comitê: aumento e retenção de membros; atividade e planejamento; administração leonistica; liderança e treinamento e; publicidade e relações públicas. Depois disso os governadores passarão os nomes desses Clubes ao Conselho que, por sua vez, duas vezes ao ano, escolherá os melhores de cada Distrito Múltiplo.
A primeira avaliação do Conselho de Governadores ocorreu em 30 de junho de 2008, quando foi avaliado o período entre os meses de fevereiro e junho. A segunda será dia 15 de dezembro, coma análise do período julho-dezembro. Caso o melhor Clube da primeira avaliação não repita o desempenho na segunda, caberá ao conselho escolher o melhor. Os presidentes dos Clubes serão comunicados sobre os vencedores ainda no dia 15 de dezembro, mas a premiação será feita no dia 27 de janeiro de 2009, no FOLAC.

MEDULA ÓSSEA, TÃO POUCO PARA DOAR
Matéria de autoria do:
CL Antonio Pinho - Responsável
LC de Pelotas Integração - LD-3

Nenhum comentário: